Conclusão das obras da Fase 1 do Campus Universitário da UNILA, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
UNOPS
Conclusão das obras da Fase 1 do Campus Universitário da UNILA, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
Invitation to bid
Reference:
ITB/2024/55082
Beneficiary countries:
Brazil
Registration level:
Basic
Published on:
11-Dec-2024
Deadline on:
17-Feb-2025 16:00 (GMT 0.00)
Description
A presente licitação tem por objeto a “Conclusão das obras da Fase 1 do Campus Universitário da UNILA, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil”. A referida obra é descrita com mais detalhes nos documentos listados abaixo (disponíveis na aba "Documents" do eSourcing):
Caso necessite de ajuda para se registrar ao sistema UNGM e enviar ofertas para o sistema online eSourcing, por favor utilize o guia: https://esourcing.unops.org/#/Help/Guides
Hora: A hora indicada na aba General Information corresponde a Hora Universal Coordenada (UTC), a qual é diferente da hora local (horário de Brasília). FAVOR CONSIDERAR ESSE PONTO NO MOMENTO DE APRESENTAR A OFERTA.
Interessado em melhorar seu conhecimento sobre o que o UNOPS adquire, como adquirimos e como se tornar um fornecedor para fornecer à nossa organização? Saiba mais sobre nosso curso online gratuito sobre “Fazendo negócios com o UNOPS” aqui .
- Seção I: Instruções aos Licitantes;
- Seção II: Método e Critérios de Avaliação;
- Seção III: Condições do Contrato;
- Seção IV: Anexo de Informações;
- Seção V: Requisitos;
- Seção VI: Anexos da Oferta;
- Material técnico (os licitantes deverão enviar assinado o documento "Termo de Confidencialidade" para acesso a este material).
Caso necessite de ajuda para se registrar ao sistema UNGM e enviar ofertas para o sistema online eSourcing, por favor utilize o guia: https://esourcing.unops.org/#/Help/Guides
Hora: A hora indicada na aba General Information corresponde a Hora Universal Coordenada (UTC), a qual é diferente da hora local (horário de Brasília). FAVOR CONSIDERAR ESSE PONTO NO MOMENTO DE APRESENTAR A OFERTA.
Interessado em melhorar seu conhecimento sobre o que o UNOPS adquire, como adquirimos e como se tornar um fornecedor para fornecer à nossa organização? Saiba mais sobre nosso curso online gratuito sobre “Fazendo negócios com o UNOPS” aqui .
This tender has been posted through the UNOPS eSourcing system. / Cet avis a été publié au moyen du système eSourcing de l'UNOPS. / Esta licitación ha sido publicada usando el sistema eSourcing de UNOPS. Vendor Guide / Guide pour Fournisseurs / Guíra para Proveedores: https://esourcing.unops.org/#/Help/Guides
First name:
N/A
Surname:
N/A
This procurement opportunity integrates considerations for at least one sustainability indicator. However, it does not meet the requirements to be considered sustainable.
Gender issues
Social
The tender contains sustainability considerations addressing gender equality and women's empowerment.
Examples:
Gender mainstreaming, targeted employment of women, promotion of women-owned businesses.
Link | Description | |
---|---|---|
https://esourcing.unops.org/#/Help/Guides | UNOPS eSourcing – Vendor guide and other system resources / Guide pour fournisseurs et autres ressources sur le système / Guía para proveedores y otros recursos sobre el sistema |
72121406
-
School building construction service
New clarification added: PERGUNTA:Na aba CRONOGRAMA, do arquivo de Anexos da Oferta, os serviços listados não estão coerentes com a aba resumo. Podemos alterar os descritivos ou a UNOPS enviará a planilha corrigida? RESPOSTA:A aba resumo e cronograma da planilha [ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 03) tratam de temas distintos e por essa razão não necessitam apresentar coerência e nem mesmo igualdade na descrição das etapas. A aba "cronograma" unificou os blocos Central de utilidades e Galerias, enquanto que na aba "Resumo" está separado. Porém ambas deverão conter os valores corretamente.
Edited on:
07-Feb-2025 21:04
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:A aba Resumo da planilha "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)" não está com vínculos corretos com a aba "ORCAMENTO", visto estar identificando valores de R$ 962,00 no prédio Restaurante e Sala de Aulas. Além disso, no mesmo arquivo fornecido, na aba "ORCAMENTO" o valor TOTAL GERAL na linha 3723 está com erro "#REF!". Por isto, questionamos se a UNOPS irá apresentar a planilha revisada para equalização de todas as proponentes ou se poderá ser alterado por cada licitante, sendo que essas células não fazem parte dos espaçados AZUIS autorizados para preenchimento.RESPOSTA:As fórmulas e vínculos foram revisadas e é parte do documento "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 03)".
Edited on:
07-Feb-2025 21:01
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na seção II (Método e critérios de avaliação), item 2 - Critérios de qualificação, o item 8 solicita o seguinte: "O licitante comprova sua situação regular junto ao “Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravidão”, e quanto à igualdade de remuneração entre homens e mulheres em sua empresa.""Segundo o documento, a comprovação ocorreria através do formulário 0.13 e da certidão negativa emitida pela Caixa Econômica Federal. A Caixa Econômica Federal é responsável apenas pela emissão da certidão de regularidade do empregador com o FGTS, que em nada se relaciona com o referido cadastro. Além disso, não há uma certidão que possa comprovar a situação do licitante com relação ao cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravidão, ou de igualdade de remuneração entre homens e mulheres. O cadastro é uma mera lista mantida pelo Governo Federal, conhecida como "lista suja", a qual pode ser consultada pelo link: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/inspecao-do-trabalho/areas-de-atuacao/cadastro_de_empregadores.pdf. Dito isso, considerando a não emissão da certidão relativa ao cadastro pela Caixa Econômica Federal, solicito esclarecer quais documentos devem ser apresentados para o atendimento desta exigência.RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas na EMENDA 03 ao Edital.
Edited on:
07-Feb-2025 20:58
Edited by:
webservice@unops.org
New amendment added #3: EMENDA 03 ao EditalPor meio desta emenda são feitas as seguintes alterações:Publica-se na aba DOCUMENTS do eSouring os documentos abaixo com alterações:Documento “[ITB/2024/55082] Grandes Obras_ Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 03)”. As modificações são marcadas em verde;Documento “[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (EMENDA 03)”. As modificações são marcadas em verde;Documento “[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 03)”. As seguintes modificações foram feitas:Correção da fórmula na aba "RESUMO" na linha "INSTALAÇÃO DA OBRA" em "SALAS DE AULA" (D39) e "ADMINISTRAÇÃO LOCAL" em "RESTAURANTE" (D55);Correção da fórmula na aba "Orçamento" Linha "TOTAL GERAL" (N3725).Com exceção às modificações feitas através da Emenda 01, 02 e 03, os demais documentos de licitação permanecem em vigor.
Edited on:
07-Feb-2025 20:47
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na seção 'Educação/Qualificações' do formulário 0.5 'Equipe Chave Proposta', é solicitado que seja resumida a formação acadêmica ou outro tipo de qualificação, experiência profissional, além de anexar documentação de suporte. Poderia esclarecer o que exatamente é considerado documentação de suporte nesse contexto?.RESPOSTA:Na coluna "Documentos para estabelecer o cumprimento dos critérios (não exaustivos)" da Parte 3: Equipe-chave proposta, no ponto 3 Critérios Técnicos do documento denominado "[ITB_2024_55082] Grandes Obras Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 02)", são detalhados os documentos (não exaustivos) que o licitante deverá apresentar para comprovação do cumprimento dos requisitos solicitados.PERGUNTA:Na seção 'Educação/Qualificações' do formulário 0.5 'Equipe Chave Proposta', é solicitada a inclusão de referências. Essas referências devem ser dos clientes mencionados nos atestados apresentados para comprovar a experiência?.RESPOSTA:No ponto de "Referências" solicitado no Anexo 0.5 “Equipe Chave Proposta e Modelo de Curriculum Vitae", devem ser detalhados o nome, endereço(s), número de telefone e endereço de e-mail das pessoas que possam atuar como referências das experiencias profissionais detalhadas neste documento.
Edited on:
07-Feb-2025 18:09
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Solicitamos esclarecer se será aceito a contratação de profissional com contrato de Pessoa Jurídica para compor a equipe técnica durante o contrato.RESPOSTA:Informamos que não será aceita a contratação de profissional por meio de Pessoa Jurídica (PJ) para compor a equipe técnica durante a execução do contrato. A equipe técnica deve ser composta por profissionais devidamente vinculados à contratada, garantindo a responsabilidade direta pela execução do objeto contratado.
Edited on:
07-Feb-2025 18:04
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Qualificação Técnica. Na Seção II do ITB (“Método e Critérios de Avaliação”), especificamente no item “3. Critérios Técnicos”, Parte 1: “Capacidade e Experiência do Licitante”, estão definidos como critérios de execução de obras que são exigidas e serão avaliadas para comprovar a Capacidade Técnico-Operacional das empresas licitantes. Os subitens 1.1 a 1.6, englobando a Experiência Geral e a Específica. Transcreve-se exemplificativamente o subitem 1.1:1.1Experiência Geral:O licitante deverá comprovar a execução, de pelo menos dois (2) contratos de obras de edificações, em concreto armado para o setor público ou privado com áreas construídas mínimas de 30.000 m². A comprovação deve ser relativa a obras novas. Não serão aceitas comprovações cujo escopo seja relativo a obras de reforma, retrofit e ampliação.Os documentos comprobatórios devem atestar que a obra está 100% concluída ou, no mínimo, que foi emitida.Conforme critérios da Lei Nº 14.133, de 01 de Abril de 202, estabelece que o art. 67. A documentação relativa à qualificação técnico-profissional e técnico-operacional será restrita a:§ 2º Observado o disposto no caput e no § 1º deste artigo, será admitida a exigência de atestados com quantidades mínimas de até 50% (cinquenta por cento) das parcelas de que trata o referido parágrafo, vedadas limitações de tempo e de locais específicos relativas aos atestados. A jurisprudência do TCU, em diversos acórdãos, orienta que a Administração precisa observar: Proporcionalidade na exigência de quantidades:É legítimo exigir atestados que comprovem experiência em determinada quantidade de serviços ou volume de obras, desde que essa quantidade seja necessária e compatível para a execução do futuro contrato. Exigências “exageradas” ou que ultrapassem o que é indispensável para garantir a capacidade técnica configuram restrição indevida à competitividade. Justificativa técnica:A Administração deve justificar, em termos técnicos, o porquê da exigência de certo volume ou extensão. Por exemplo, se a obra envolve construção de 10 km de rodovia, não seria razoável exigir atestado comprovando a construção de 50 km de rodovia. A quantidade exigida precisa refletir a real necessidade para atestar a capacidade operacional.Prova de experiência suficiente, não excludente: O TCU também enfatiza a impossibilidade de exigir que a empresa tenha executado projeto idêntico ao objeto licitado. Basta que seja similar em características (tipo de obra ou serviço), dimensão (quantitativos próximos) e complexidade (uso de técnicas semelhantes), conforme previsto na lei.Análise qualitativa e quantitativa:Além do quantitativo, é importante verificar se a execução ocorrida no atestado foi similar em termos de dificuldades técnicas, prazos, condições de realização e demais fatores que possam impactar o bom andamento do contrato. Tal exigência não parece ser clara em virtude das planilhas, não quantificar metros quadrados das áreas a ser construída para apuração de aplicação da exigência em 50% a ser exigido conforme estabelece a lei de licitações e que a exigência deve ser razoável e proporcional e que não podem restringir a competividade, contrariando o princípio constitucional da isonomia e o próprio interesse público.Diante dos argumentos ora exposto acima, para atender o item poderíamos apresentar 2 atestados de área construída 29.000 m2 , somando assim um área de 58.000 m2 para atender o item?RESPOSTA:Conforme estabelecido na aba "Detalhes" do sistema eSourcing, este "ITB é realizado de acordo com as disposições aplicáveis do UNOPS Procurement Manual (cuja última versão pode ser consultada no site do UNOPS) e as respectivas Diretivas Operacionais e Instruções Operacionais mencionadas no Manual de Compras do UNOPS", não aplicando regulamentações locais.Para atender ao critério 1.1 Experiência geral do licitante, Parte 1: Capacidade e experiência do licitante. Critérios Técnicos, o licitante deverá comprovar a execução de pelo menos dois (2) contratos de obras de edificações, em concreto armado para o setor público ou privado com áreas construídas mínimas de 50.000 m² cada um. Para mais informacões verificar o que está estabelecido no documento denominado "[ITB_2024_55082] Grandes Obras Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 02)" disponivel na aba "Documentos".PERGUNTA:Dilatação de prazo para entrega das propostas. Prezados senhores, a empresa vem respeitosamente solicitar a UNOPS, verificar a possibilidade de postergação da data de entrega da proposta por mais 30 (dias) ou seja, para 10/03/25, tendo em vista que a contratação será a Preço Global, dificultando a cotação de insumos e serviços. Essa postergação viabiliza também elaboramos uma proposta mais competitiva para melhor atender o solicitado no Edital, tendo em vista o princípio constitucional, da isonomia e o próprio interesse público. No aguardo do deferimento!!.RESPOSTA:O prazo para apresentação de ofertas foi prorrogado de acordo com as disposições da Emenda 2.
Edited on:
07-Feb-2025 17:56
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Dilatação de prazo para entrega das propostas. Prezados senhores, a empresa vem respeitosamente solicitar a UNOPS, verificar a possibilidade de postergação da data de entrega da proposta por mais 30 (dias) ou seja, para 10/03/25, tendo em vista que a contratação será a Preço Global, dificultando a cotação de insumos e serviços. Essa postergação viabiliza também elaboramos uma proposta mais competitiva para melhor atender o solicitado no Edital, tendo em vista o princípio constitucional, da isonomia e o próprio interesse público.Poderia atender tal solicitação? No aguardo!!!RESPOSTA:O prazo para apresentação de ofertas foi prorrogado de acordo com as disposições da Emenda 2.
Edited on:
07-Feb-2025 15:30
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Referente ao questionamento respondido em 21/01, sobre a consideração para o quantitativo de diárias e refeições, não foi esclarecida a pergunta. Solicitamos que seja indicado o quantitativo de funcionários adotado na condição do prazo reduzido atual, visto que a LICITANTE não poderá alterar na planilha caso entenda necessário.RESPOSTA:Reforçamos que o quantitativo de funcionários deve seguir o planejamento da Contratada. No entanto, esclarecemos que a memória de cálculo para este item foi baseada na seguinte fórmula:Dias × Número de Funcionários = QuantidadeOs parâmetros considerados foram:• Prazo total: 728 dias• Dias úteis: 490 dias• Dias não úteis (sábados, domingos e feriados): 238 diasRessaltamos que essa é uma estimativa preliminar para fins de planejamento, podendo ser ajustada conforme a necessidade da execução. A partir dessa fórmula, é possível obter um número aproximado de funcionários necessários para o cumprimento do cronograma.
Edited on:
07-Feb-2025 14:54
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Ainda em tempo, visando os interesses da UNOPS / público solicitamos a prorrogação do prazo de entrega da proposta agendado para 17/02/2025 por mais 30 dias, alterando para o dia 19/03/2025. Porque em função da grandiosidade deste projeto aliado ao período de férias de parceiros comerciais, fornecedores e representantes fica comprometida a obtenção de preços no mercado, prejudicando assim aos interesses da UNOPS para este certame.RESPOSTA:O prazo para apresentação de ofertas foi prorrogado de acordo com as disposições da Emenda 2
Edited on:
07-Feb-2025 14:44
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Outra possibilidade, caso as opções de exigência e/ou critério técnico citado acima não sejam aceitos, solicitamos a aceitação de atestados referente a execução de obras novas (construção) em que vários atestados somados atinjam 50.000,00m² de área construída, ao invés de 100.000,00m² sobre consta nestes edital.RESPOSTA:Para atender ao critério 1.1 Experiência geral do licitante, Parte 1: Capacidade e experiência do licitante. Critérios Técnicos, o licitante deverá comprovar a execução de pelo menos dois (2) contratos de obras de edificações, em concreto armado para o setor público ou privado com áreas construídas mínimas de 50.000 m² cada um. Para mais informacões verificar o que está estabelecido no documento denominado "[ITB_2024_55082] Grandes Obras Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 02)" disponivel na aba "Documentos".
Edited on:
07-Feb-2025 14:40
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Outra possibilidade seria a alterar a exigência deste critério técnico para apresentação de um atestado de nova obra (construção) com 29.400,00m² e outro atestado de obra reforma e/ou retrofit com área de intervenção / reforma de até 25.000,00m², ou até mesmo a apresentação de atestados em que a somatória deles perfaz área superior a 70.000,00m, ou ainda outra área definida por esta Comissão. Portanto, solicitamos que isto seja avaliado e aceite por esta comissão de licitação, caso a sugestão acima não seja aceito por esta Comissão, os itens 1 e 2 deste questionamento.RESPOSTA:Para atender ao critério 1.1 Experiência geral do licitante, Parte 1: Capacidade e experiência do licitante. Critérios Técnicos, o licitante deverá comprovar a execução de pelo menos dois (2) contratos de obras de edificações, em concreto armado para o setor público ou privado com áreas construídas mínimas de 50.000 m² cada um. Para mais informacões verificar o que está estabelecido no documento denominado "[ITB_2024_55082] Grandes Obras Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 02)" disponivel na aba "Documentos".
Edited on:
07-Feb-2025 14:37
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: RESPOSTA:Da mesma forma, entendemos que a área de construção poderia ser menor do que a exigida, visto que proporcionalmente a área a ser construída corresponde a uma parcela pequena se comparado a área total do projeto. Sendo assim, entendemos que um único atestado com metade da área inicialmente exigida (cerca de 29.400,00m²), melhor se adequaria ao certame em questão. Portanto, solicitamos que isto seja avaliado e aceite por esta comissão de licitação, caso a sugestão acima não seja aceita.PERGUNTA:Para atender ao critério 1.1 Experiência geral do licitante, Parte 1: Capacidade e experiência do licitante. Critérios Técnicos, o licitante deverá comprovar a execução de pelo menos dois (2) contratos de obras de edificações, em concreto armado para o setor público ou privado com áreas construídas mínimas de 50.000 m² cada um. Para mais informacões verificar o que está estabelecido no documento denominado "[ITB_2024_55082] Grandes Obras Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 02)" disponivel na aba "Documentos".
Edited on:
07-Feb-2025 14:34
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Visando o interesse da UNOPS em realizar a melhor contratação do certame ao poder público, tanto no âmbito financeiro como técnico, proporcionando assim a participação do maior número de licitantes possível, solicitamos uma reavaliação / flexibilização de alguns dos critérios da avaliação técnica do edital. Tendo em vista que, a maior parte da edificação já está construída, faltando apenas a construção de algumas lajes tanto no bloco Edifício Salas de Aulas e na marquise e passarela e abrigos com área aproximada de 4.000,00m², entendemos que poderia ser reavaliada a exigência de apresentar dois atestados de obras de novas obras (construção) com área construída superior a 50.000,00m². Desta forma, entendemos que seria mais pertinente alterar esta exigência técnica e adapta-la de acordo com o determinado pela lei de licitações nº 8.666 / nº 14.133, em que visa exigir até 50% do quantitativo dos itens e/ou serviços mais relevantes da licitação. Para tanto, entendemos ser mais pertinente a apresentação de atestados de obras de reforma e/ou retrofit com área similar, incluindo 50% da área construída. Solicitamos que isto seja avaliado e aceite por esta comissão de licitação.RESPOSTA:Conforme estabelecido na aba "Detalhes" do sistema eSourcing, este "ITB é realizado de acordo com as disposições aplicáveis do UNOPS Procurement Manual (cuja última versão pode ser consultada no site do UNOPS) e as respectivas Diretivas Operacionais e Instruções Operacionais mencionadas no Manual de Compras do UNOPS", não aplicando regulamentações locais.Para atender ao critério 1.1 Experiência geral do licitante, Parte 1: Capacidade e experiência do licitante. Critérios Técnicos, o licitante deverá comprovar a execução de pelo menos dois (2) contratos de obras de edificações, em concreto armado para o setor público ou privado com áreas construídas mínimas de 50.000 m² cada um. Para mais informacões verificar o que está estabelecido no documento denominado "[ITB_2024_55082] Grandes Obras Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 02)" disponivel na aba "Documentos".
Edited on:
07-Feb-2025 14:32
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Visto que a responsabilidade de manutenção do prazo da Licença de Instalação é da CONTRATADA, solicitamos que seja encaminha a LI vigente para nossa análise do prazo de vencimento, assim como as medidas exigidas no documento que deverão ser previstas no decorrer da obra.RESPOSTA:A validade da Licença de Instalação em vigor é de 24 de Março de 2026. Demais orientações quanto a LI podem ser obtidas diretamente no site do Instituto Água e Terra (IAT).
Edited on:
07-Feb-2025 13:18
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na composição C5105, referente a ANCORAGEM ATIVA E PROTENSÃO 12 D=12,7mm, são indicados insumos com a unidade "t" de mangueira, ancoragem e parafuso, sendo esses mesmos itens repetidos na composição com outras unidades. Assim, entendemos que os insumos com a unidade "t" referem-se ao frete dos seus respectivos itens, correto?Solicitamos esclarecimento para apresentação correta dos coeficientes e preços, visto que não podemos alterar a estrutura da composição fornecida. O mesmo se repete em outras composições como C5104, C5103, e outras similares.RESPOSTA:Sim, o entendimento está correto. A unidade "t" refere-se a tonelada, relativo ao transporte-tempo fixo (carga e descarga). Para um melhor entendimento, recomenda-se consultar o “Manual de Custos Rodoviários - Volume 3: Atividades Auxiliares”, disponível no portal do DNIT.
Edited on:
06-Feb-2025 20:29
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Se emitirmos a apólice pela COMPANHIA SEGUROS X, que tem como resseguradora a Y, com rating A+ pela AM Best, essa apólice seria aceita?"RESPOSTA:Serão aceitas apólices emitidas junto a seguradoras com uma classificação mínima de crédito de longo prazo de BBB, com Standard and Poor's, uma classificação mínima de crédito de longo prazo de Baa3, com Moody Investor Services ou uma classificação mínima de crédito de longo prazo do BBB com a Fitch Ratings, conforme estabelecido na aba "Detalhes" do sistema eSourcing. Uma corretora de seguros pode ser utilizada, desde que a apólice seja emitida por uma seguradora que atenda aos requisitos acima.
Edited on:
06-Feb-2025 14:32
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Para o sistema de supervisão e automação não existe uma lista de pontos com a informação de quais serão monitorados. Poderia encaminhar a lista de pontos para consideração na proposta? RESPOSTA:A prancha que contém a descrição dos pontos de supervisão predial encontra-se disponível: INS_I_PE_ESPECIAIS_DETALHES_IMPL_4805_R02. Para consultar, verificar pasta através do caminho : Documentação Técnica > Projetos Executivos > 3. INSTALAÇÕES > INSTALAÇÕES ESPECIAIS > DESENHOS > GERAL.
Edited on:
06-Feb-2025 14:21
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em relação ao imposto ISSQN, na composição de BDI, foi indicado na planilha a alíquota 5% sobre 40%. Entendemos que essa é a alíquota conforme código tributário do munícipio atualmente, considerando pela CONTRATANTE a dedução de 60% dos materiais da obra pelo item 7.02. Havendo alteração das leis ou decretos tributários que alterem essa condição da base de cálculo do ISSQN, entendemos que será reavaliado entre as artes o valor desta correção no BDI, visto ser uma definição legislativa fora do alcance de definição da CONTRATADA. Está correto nosso entendimento? Caso não seja aceito dessa forma, solicitamos que seja melhor esclarecido como as proponentes devem seguirRESPOSTA:No caso de ajustes devido a alterações nas legislações verificar o que está estabelecido na subcláusula 13.6 Ajustes devido a Alterações nas Legislações, cláusula 13 Variações e ajustes das Condições Gerais de Contrato de Construção de Obras Maiores disponível na aba documentos do sistema eSourcing.
Edited on:
05-Feb-2025 20:43
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na resposta fornecida à pergunta sobre o formulário "0.8 Formulário da Garantia da Oferta", a explicação não ficou clara. Assim, gostaríamos de confirmar se é necessário preencher este anexo, considerando que, não esta claro se no casso de seguro garantia, em substituição a fiança bancária, este documento seja necessário.RESPOSTA:Conforme estabelecido na aba 'Detalhes' do sistema eSourcing, os concorrentes devem apresentar, juntamente com sua oferta, uma Garantia de Manutenção da Oferta no valor de quinhentos mil reais (BRL 500.000,00), que pode ser fornecida de uma das seguintes formas:- Garantia Bancária, conforme modelo do Anexo 0.8 - Formulário da Garantia da Oferta, disponível na aba 'Documentos' do eSourcing.- Seguro-garantia, emitido por seguradora autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Órgão Regulador Nacional do Brasil.O Anexo 0.8 - Formulário da Garantia da Oferta deve ser preenchido pelo banco apenas no caso de apresentação de garantia bancária. Para o seguro-garantia, este formulário não é necessário, bastando a apresentação da apólice emitida pela seguradora conforme os requisitos do edital.
Edited on:
05-Feb-2025 20:23
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em relação à composição de BDI, foi apresentada tabela com conferência do intervalo admissível dos parâmetros de BDI (AC, SG, R, DF e L), conforme Parâmetros do Acórdão 2.622/2013 - Plenário, assim como o percentual final do BDI com CPRB e sem CPRB. Considerando o nível de complexidade e porte da obra, sendo uma concorrência não regida pela legislação de licitações brasileiras, entendendemos que é de suma importância a flexibilização para que as proponentes apresentem suas devidas composições a partir dos estudos realizados na proposta. Diante disto, solicitamos a confirmação sobre o critério de avaliação e aceitação das composições de BDI:Todos os parâmetros (AC, SG, R, DF e L) serão obrigatoriamente limitados entre o 1º e 3º quartil do Acordão, ou seja, na coluna "Situação do Intervalo Admissível" todos os itens deverão estar como "OK"?RESPOSTA:Sim. Todos os parâmetros estão limitados entre o 1º e o 3º quartil do referido Acórdão e deverão estar como "OK" evidenciando o cumprimento do intervalo admissível.PERGUNTA:Em relação à composição de BDI, foi apresentada tabela com conferência do intervalo admissível dos parâmetros de BDI (AC, SG, R, DF e L), conforme Parâmetros do Acórdão 2.622/2013 - Plenário, assim como o percentual final do BDI com CPRB e sem CPRB. Considerando o nível de complexidade e porte da obra, sendo uma concorrência não regida pela legislação de licitações brasileiras, entendendemos que é de suma importância a flexibilização para que as proponentes apresentem suas devidas composições a partir dos estudos realizados na proposta. Diante disto, solicitamos a confirmação sobre o critério de avaliação e aceitação das composições de BDI:Da mesma forma dos parâmetros citados acima, o percentual final do BDI, também será obrigatoriamente limitado entre o 1º e 3º quartil do Acordão?RESPOSTA:O percentual final do BDI deverá estar dentro do intervalo compreendido entre o 1º e o 3º quartil.
Edited on:
05-Feb-2025 19:19
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Para atendimento dos itens abaixo:1.3estruturas em concreto protendido com volumes de concreto iguais ou superiores a 8.000m³.1.4sistemas elétricos em Baixa ou Média Tensão com Cargas instaladas iguais ou superiores a 1.500 KVA.1.5instalação de sistemas de combate a incêndio, com áreas construídas mínimas de 50.000m².1.6instalação de sistemas de climatização tipo “Expansão Indireta” (fan-coil/chiller), cada um com no mínimo:● Capacidade de refrigeração superior a 1000 TR e● Chillers com capacidade mínima de 300 TR cada.É nescesario apresentação de atestados de obras novas ou pode ser comprovado as instalações em obras de reforma?.RESPOSTA:De acordo com o disposto no criterios 1.3, 1.4, 1.5 e 1.5 da Parte 1: Capacidade e experiência do licitante, ponto 3. Criterios Tecnicos no documento denominado "Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 02)", o licitante deverá comprovar a exigência mediante apresentação da documentação comprobatória solicitada pudendo ser obras novas, reformas, entre outras.
Edited on:
05-Feb-2025 18:57
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Ao analisar o edital da licitação, identificamos a exigência de que os profissionais designados possuam experiência tanto em gerenciamento de obras acima de 30.000 m² quanto na implantação de certificação ISO na obra. Embora entendamos a relevância da experiência em gerenciamento de grandes obras, questionamos a necessidade de exigir, do mesmo profissional, a experiência na implantação de certificação ISO, visto que essa atividade não faz parte das atribuições usuais de um gerente de obras.O gerenciamento de obras envolve planejamento, fiscalização e controle técnico, enquanto a implantação de certificações ISO está mais relacionada à área de qualidade e é conduzida por profissionais especializados nesse campo. Na prática, são funções distintas e dificilmente acumuladas por um único profissional.Diante disso, solicitamos esclarecimento sobre a justificativa técnica para essa exigência e se há possibilidade de flexibilização desse critério, permitindo que a comprovação de experiência em certificação ISO seja realizada por outro membro da equipe, sem comprometer a competitividade do certame.RESPOSTA:Nos critérios de avaliação estabelecidos para este processo de contratação não são solicitados os requisitos mencionados, solicitamos verificar o que está estabelecido no documento denominado "[ITB_2024_55082] Grandes Obras Seção V - Requisitos (EMENDA 02)" disponível na aba "Documentos".
Edited on:
04-Feb-2025 19:56
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Verificamos no edital da licitação que 52,5% do pagamento da empresa gerenciadora está vinculado ao desempenho da obra executada pela empresa responsável pela execução dos serviços. Diante disso, solicitamos esclarecimentos quanto aos critérios e mecanismos que fundamentam essa vinculação.Nosso principal questionamento refere-se à forma como será avaliado o desempenho da obra e de que maneira isso afetará diretamente os pagamentos da gerenciadora, considerando que sua atuação é de supervisão e acompanhamento, sem interferência direta na execução física dos serviços.Além disso, questionamos se há previsão contratual para mitigar riscos relacionados a eventuais atrasos ou dificuldades enfrentadas pela empresa executora, que possam impactar a liberação dos pagamentos da gerenciadora, mesmo que esta tenha cumprido integralmente suas obrigações. Caso não haja tais salvaguardas, gostaríamos de entender como o órgão licitante pretende garantir que a gerenciadora não seja prejudicada por fatores alheios à sua responsabilidade.Dessa forma, solicitamos um posicionamento formal quanto a esses pontos, de modo a assegurar maior clareza sobre as obrigações e riscos inerentes ao contrato.RESPOSTA:De acordo com o disposto na cláusula 14.1 das condições do contrato, ponto 3.4 Avaliação e Pagamento da Seção V - Requisitos (EMENDA 02):"Os pagamentos não serão feitos por medições unitárias de serviços, mas sim por etapas físicas de pagamento, conforme detalhado nodocumento “Eventograma_Unila. Cada etapa física representa um conjunto de atividades previamente definidas, com valores percentuais do contrato atribuídos proporcionalmente à sua relevância no escopo global da obra. O pagamento de uma etapa será efetuado somente após sua conclusão integral, respeitando os critérios e parâmetros estabelecidos no contrato, nas especificações técnicas e nos projetos. Os percentuais das etapas foram definidos com base na soma dos serviços correspondentes a cada etapa em relação ao custo total do projeto, garantindo clareza e viabilidade na execução. Os valores e percentuais atribuídos a cada etapa serão imutáveis ao longo do contrato, salvo nos casos previstos no contrato. Os custos relacionados à administração local da obra serão medidos proporcionalmente ao percentual de avanço físico acumulado do empreendimento, conforme os critérios estabelecidos no cronograma de execução e nas etapas definidas no contrato. A Contratada deverá considerar que o valor de cada etapa abrange todos os custos necessários para sua execução, independentemente do método construtivo ou dos equipamentos utilizados. Isso inclui custos diretos e indiretos, encargos trabalhistas, tributos, seguros, licenças e qualquer outro item necessário para a realização do objeto contratual. Essa metodologia busca garantir maior previsibilidade financeira e administrativa, bem como promover eficiência e alinhamento entre os cronogramas físico e financeiro do projeto".
Edited on:
04-Feb-2025 19:54
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Existe alimentação de esgoto para o canteiro de obras?RESPOSTA:Sim, está previsto a captação de esgoto. Estes itens podem ser encontrados na aba "orçamento" que é parte do documento "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)". Estão contemplados nas composições dos serviços "LIGAÇÃO E INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS ÁGUA E ESGOTO".PERGUNTA:As lajes de coberturas da central de utilidades e galerias já estão impermeabilizadas?RESPOSTA:Não, as lajes não estão impermeabilizadas.PERGUNTA:Entendemos que o fornecimento e instalação das lousas de salas aulas não faz parte do escopo de fornecimento, está correto o entendimento?RESPOSTA:Sim, está correto. O forcimento de lousas não fazem parte do escopo.
Edited on:
04-Feb-2025 19:51
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Complementado nossos questionamentos anteriores, abaixo listamos serviços e equipamentos de Instalações especiais, não localizados na Planilha de Orçamentos:CFTV - CÂMERA PTZ 35 X DE ZOOMCFTV - GRAVADOR NVR 64 CANAISCFTV - HD 8 TBCFTV - SWITCH 24 PORTAS FIBRACFTV - SWITCH 16 PORTAS POECFTV - MÓDULO ÓPTICO GBICCFTV - MONITOR 55 POLEGADASCFTV - SOFTWARE VMS 640 CANAISCFTV - TECLADO TIPO JOYSTICKCFTV - TRANSCEIVER ETHERNETACESSO - CATRACAS (Biometria + Prox. 13,56 MHz + Urna)ACESSO - CARTRACA TIPO FLAPACESSO - CONTROLADOR 4 PORTASACESSO - LEITOR DE CARTÃO (Prox. 13,56 MHz)ACESSO - FECHADURA ELETROMAGNÉTICO 550 KGACESSO - SENSOR DE PORTAACESSO BOTÃO DE TEQUISIÇÃO DE SAIDAACESSO - SOFTWAREACESSO - SERVIDOR CONTROLE DE ACESSOACESSO - ESTAÇÃO DE CADASTROSOM - CORNETA 30WSOM - AMPLIFICADOR 550wSOM - SERVIDOR DE GERENCIAMENTOSOM - SOFTWARE GERENCIAMENTOSOM - ESTAÇÃO DE CHAMADASISTEMA DE COMBATE FM-200 SALA DO CPDSISTEMA DE COMBATE FM-200 SALA DE TELECOMSISTEMA DE COMBATE FM-200 SALA INFRASDAI - FONTE DE ALIMENTAÇÃOSDAI - MODULO RELEASEFaz parte do escopo? Caso positivo, solicitamos a correção da Planilha de orçamentos.RESPOSTA:Sim, faz parte do escopo e deverá ser considerado no preço ofertado. Estes itens podem ser encontrados na aba "orçamento" que é parte do documento "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)". Estão contemplados nas composições dos serviços "CONTROLE DE ACESSO, SISTEMA DE CFTV, DE COMUNICAÇÃO E DE SONORIZAÇÃO; TELECOMUNICAÇÕES". Para os SISTEMA DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO das salas de CPD TELECOM deverá ser considerado apenas os elementos constantes nos desenhos técnicos.
Edited on:
04-Feb-2025 19:48
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Não localizamos os projetos e diagramas unifilares para os quadros listados abaixo:edifício central - 10.5.1.6 - quadro elétrico - de emergência de 20,0 kvaedifício central - 10.5.1.7 - quadro elétrico - de emergência de 60,0 kvaedifício central - 10.5.1.8 - quadro elétrico - de emergência de 15,0 kvaedifício central - 10.5.1.9 - quadro elétrico - de emergência de 10,0 kvaedifício central - 10.5.1.10 - quadro elétrico - de emergência de 5,5 kvaedifício central - 10.5.1.11 - quadro elétrico - de emergência de 110,0 kvaSolicitamos o envio dos projetos e diagramas?RESPOSTA:As pranchas que contém o detalhamento dos diagramas unifilares para os referidos quadros já encontram-se disponíveis, como por exemplo: INS_A_PE_ELETRICA_DIAGRAMA_TIPO_4120_R03; INS_A_PE_ELETRICA_DIAGRAMA_TIPO_4121_R02; INS_A_PE_ELETRICA_DIAGRAMA_TIPO_4122_R02; INS_A_PE_ELETRICA_DIAGRAMA_TIPO_4130_R00.Para consultá-las verificar pasta através do caminho : Projetos Executivos > 3. INSTALAÇÕES > INSTALAÇÕES ELÉTRICAS > DESENHOS.
Edited on:
04-Feb-2025 18:55
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Conforme memorial INS_I_PE_ESPECIAIS_MEMORIAL_DESCRITIVO_5007_R02 e análise dos projetos identificamos pontos de controle de acesso no hall dos elevadores, e no memorial descritivo contém a seguinte informação “Características principais do controle de acesso - Opção (módulo deverá ser agregado) de controle de elevadores, com ou sem sensor de seleção de andar. O sistema de controle de acesso deverá ter alguma integração com elevador e quais as funcionalidades deverão ser aplicadas?RESPOSTA:Não, o sistema de controle de acesso não será integrado aos elevadores, portanto não é necessário atender a nenhuma funcionalidade de integração.
Edited on:
04-Feb-2025 15:05
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Conforme memorial descritivo: " INS_I_PE_ESPECIAIS_MEMORIAL_DESCRITIVO_5007_R02 " consta os seguintes itens: leitor de cartão, cartões, trava eletromecânica, fechadura eletroímã, sensor de abertura de portão e botoeiras para saída. Porém não consta estes itens na planilha " [ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 01) ". Faz parte do escopo? Caso positivo, solicitamos incluir na Planilha de Orçamentos.RESPOSTA:Neste caso os itens que não constam nos desenhos gráficos não fazem parte do escopo e não foram incluídos no documento [ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)".PERGUNTA:Analisamos os projetos e identificamos uma simbologia mostrando apenas como " Ponto de Controle de Acesso “, porém não conseguimos validar quais periféricos compõe aquele controle, por exemplo: terá se é entrada leitor cartão e saída por botoeira ou leitor entrada e leitor saída. Não localizamos em projetos e planilha os controles de acesso, botão de emergência, fechaduras eletromagnéticas. Faz parte do escopo? Caso positivo, solicitamos revisão dos projetos e Planilha de Orçamentos.RESPOSTA:Neste caso os itens que não constam nos desenhos gráficos não fazem parte do escopo e não foram incluídos no documento [ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)".PERGUNTA:Na planilha " [ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 01) " consta fornecimento no item 2.18.8 Catraca torniquete MM com idface reconhecimento facial e proximidade. Porém não encontramos especificação de torniquete no memorial descritivo e nos projetos. Poderia esclarecer como devemos proceder com este item?.RESPOSTA:Este equipamento será utilizado para controle de acesso dos funcionários durante a obra, faz parte das instalações do canteiro de obra, item 2.INSTALAÇÃO DA OBRA (SERVIÇOS PRELIMINARES). Deverá restringir e monitorar o acesso de modo que atenda a funcionalidade proposta, garantindo segurança e organização. Não há especificação nos documentos de licitação e, portanto o equipamento deverá ser considerado na oferta do licitante, pois será fornecido pela contratada.PERGUNTA:Conforme memorial descritivo: "INS_I_PE_DETECÇÃO_MEMORIAL_DESCRITIVO_5010_R00 " consta os seguintes itens: Módulos de controle e supervisão”, porém não consta estes itens na planilha [ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 01) e projetos. Faz parte do escopo? Caso positivo, solicitamos incluir na Planilha de Orçamentos.RESPOSTA:Sim, faz parte do escopo e deverá ser considerado no preço ofertado para central de alarme de incêndio. Estes itens podem ser encontrados na aba "orçamento" que é parte do documento "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)". Estão contemplados no serviço "PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO".PERGUNTA:No memorial " INS_I_PE_DETECÇÃO_MEMORIAL_DESCRITIVO_5010” R00 – pág. 11, consta que deverá ser instalado um software gráfico, porém na planilha orçamentaria não tem este item. Faz parte do escopo? Caso positivo, solicitamos incluir na Planilha de Orçamentos.RESPOSTA:Sim, faz parte do escopo e deverá ser considerado no preço ofertado para central de alarme de incêndio. Estes itens podem ser encontrados na aba "orçamento" que é parte do documento "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)". Estão contemplados no serviço "PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO".PERGUNTA:No memorial " INS_I_PE_DETECÇÃO_MEMORIAL_DESCRITIVO_5010” R00 – pág. 14, sistema de combate a incêndio para a áreas do CPD e salas de telecomunicações? Não localizamos em Planilha e Projetos. Faz parte do escopo? Caso positivo, solicitamos incluir na Planilha de Orçamentos.RESPOSTA:Sim, faz parte do escopo e deverá ser considerado no preço ofertado para central de alarme de incêndio. Estes itens podem ser encontrados na aba "orçamento" que é parte do documento "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)". Estão contemplados no serviço "PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO".PERGUNTA:No memorial descritivo: "INS_I_PE_ESPECIAIS_MEMORIAL_DESCRITIVO_5007_R02 " – item 11 consta itens matriz de áudio, microfone, amplificador e reprodutor, porém na planilha orçamentária e projetos, não constam estes itens, apenas os sonofletores. Faz parte do escopo? Caso positivo, solicitamos a correção dos projetos e Planilha de Orçamentos.RESPOSTA:Sim, faz parte do escopo. Neste caso, deverá ser considerado o fornecimento dos itens indicados nos desenhos técnicos e memoriais descritivos, que deverá ser considerado no preço ofertado no item do rack.. Estes itens podem ser encontrados na aba "orçamento" que é parte do documento "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)". Estão contemplados no serviço "TELECOMUNICAÇÕES".PERGUNTA:No memorial descritivo: "INS_I_PE_ESPECIAIS_MEMORIAL_DESCRITIVO_5007_R02 " consta os itens matriz de áudio, microfone, amplificador e reprodutor, porém não localizamos na planilha orçamentária e projetos, apenas os sonofletores. Faz parte do escopo? Caso positivo, solicitamos a correção dos projetos e Planilha de Orçamentos.RESPOSTA: Sim, faz parte do escopo. Neste caso, deverá ser considerado o fornecimento dos itens indicados nos desenhos técnicos e memoriais descritivos, que deverá ser considerado no preço ofertado no item do rack. Estes itens podem ser encontrados na aba "orçamento" que é parte do documento "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)". Estão contemplados no serviço "TELECOMUNICAÇÕES".
Edited on:
04-Feb-2025 15:02
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Não localizamos na Planilha de Orçamento, os serviços para execução dos tubulões das passarelas e marquises (escavação, abertura de fuste, etc). Solicitamos a correção da Planilha.RESPOSTA:Estes itens podem ser encontrados na aba "orçamento" que é parte do documento "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02"). Estão contemplados no serviço "MOVIMENTO DE TERRA PARA FUNDAÇÕES" do bloco ÁREAS EXTERNAS, PASSARELAS.
Edited on:
03-Feb-2025 21:04
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:No memorial " INS_I_PE_ESPECIAIS_MEMORIAL_DESCRITIVO_5007_R02 " indica que será necessário integração do sistema de SCA com CFTV. A indicação de interface com controladores PW5000, onde as características solicitadas no sistema de CFTV não suportam integração com estes controladores, pois está defasado. Como devemos proceder com essas divergências?RESPOSTA:A integração entre os sistemas de SCA e CFTV pode ser implementada por meio de outros dispositivos equivalentes tecnicamente, desde que atendam às especificações do documento "INS_I_PE_ESPECIAIS_MEMORIAL_DESCRITIVO_5007_R03" e garantam os padrões de funcionamento e performance tanto do SCA como do sistema de CFTV. Considerar no preço ofertado esse dispositivo.PERGUNTA:Conforme o memorial: " INS_I_PE_ESPECIAIS_MEMORIAL_DESCRITIVO_5007_R02 "" item 7.5.2 " O Painel Controlador de 1 leitor proposto é de marca, à ser informado, o modelo a ser informado e versão mais atualizada com capacidades e recursos equivalentes ou superiores dos autorizados pela UNILA ". Poderia informar quais marcas e modelos autorizados?" RESPOSTA:Não há restrição quanto à marca ou modelo. Todos os equipamentos fornecidos devem atender às especificações técnicas do documento: "INS_I_PE_ESPECIAIS_MEMORIAL_DESCRITIVO_5007_R03".
Edited on:
03-Feb-2025 20:17
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Conforme Ata de Visita Técnica de 08/01/2025. “Pergunta 03: O atestado de participação na visita técnica será fornecido após a reunião? Resposta: Sim, o atestado será enviado por e-mail às empresas que assinaram a lista de presença”. Não recebemos o Atestado da Visita Técnica. Solicitamos encaminhar.RESPOSTA:O certificado de presença na visita ao local realizada no dia 08 de janeiro foi enviado às empresas pelo mail de comprasbr@unops.org. Verificar o recebimento do e-mail. Caso não o tenha recebido, solicitar que seja enviado para o endereço de e-mail mencionado.
Edited on:
03-Feb-2025 19:16
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:No Edifício Central, a Planilha de ORÇAMENTO, menciona o serviço PISO PLAQUEADO ELEVADO DE CONCRETO DA CONCREFIT OU SIMILAR, DE 60 X 60 X 3 CM, COM BORDAS RETAS E ACABAMENTO NATURAL LISO, E CONCRETO COM CAPACIDADE DE 400 KG E RESISTÊNCIA DE 18 MPA - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO), porem tanto projeto ARQ_A_054_PE_TIPO_DET_R03, quanto memorial ARQ_A_0001_PE_TIPO_MEM_R03 – ITEM 5.4, menciona item PISO PLAQUEADO ELEVADO DE CONCRETO DA CONCREFIT OU SIMILAR, DE 80 X 80 X 4 CM, COM BORDAS RETAS E ACABAMENTO NATURAL LISO, E CONCRETO COM CAPACIDADE DE 400 KG E RESISTÊNCIA DE 18 MPA - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO). Solicitamos a correção na Planilha de Orçamento.RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas na EMENDA 02 ao Edital.PERGUNTA:No Memorial Descritivo: INS_I_PE_ELETRICA_MEMORIAL_DESCRITIVO_MT_34,5kV_5003_R01 – pág. 12, temos a informação abaixo:“Subestação Rebaixadora: A partir do cubículo de medição e proteção, a rede alimentadora subterrânea, em cabos de cobre 240 mm2, 20/35 kV (3 fases + reserva) seguirá até a subestação rebaixadora, na Central de Utilidades, numa extensão total de 750 (setecentos e cinquenta) metros. A SE Rebaixadora se constituirá de um Quadro de Transferência e Proteção em média tensão e dois Transformadores a seco 7,5 MVA – 31,5/33,0/34,5-13,8 KV, ligação em estrela aterrado na entrada (34,5 KV) e delta no lado da menor tensão (13,8 KV), correspondendo a conexão Ynd1, conforme diagrama unifilar (ELE-4003). Conforme descrito acima há uma extensão total de 750 metros desde o Cubículo de medição e proteção até a subestação rebaixadora localizada na central de utilidades. Considerando a especificação do cabo descrito acima (Cabo instalado em rede subterrânea, cabo 240mm², 20/35kv sendo 3 fases + reserva. Diante desta consideração será necessário a utilização de 750 metros de cabos 3x#240mm², isolamento 20/35kv. Na planilha de Orçamento instalações Elétricas no Prédio de Utilidades consta 70 metros de cabo.8.8.11 - ALIMENTADOR CABO EPR COMPACT 105° CU CLASSE 12/35 kV - UNIPOLAR 3x#240,0mm2 – 70,00 mNa planilha de orçamento em Áreas externas / Passarelas consta 600 metros de cabo11.5.6 - ALIMENTADOR CABO EPR COMPACT 105° CU CLASSE 12/35 kV - UNIPOLAR 3x#240,0mm2 – 600,00 mSendo assim temos previsto na Planilha de orçamento apenas 670 m de cabo 3x#240,0mm2, sendo necessário 750 m de cabo 4x#240,0mm2.Solicitamos a correção na Planilha de Orçamentos.RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas na EMENDA 02 ao Edital.PERGUNTA:Dos projetos abaixo discriminados:· INS_I_PE_ELETRICA_DETALHE_IMPL_4009_R02 – SE PRINCIPAL – Plantas Baixas· INS_I_PE_ELETRICA_DETALHE_IMPL_4010_R02 – Diagrama unifilares e Detalhes· INS_I_PE_ELETRICA_DIAGRAMA_IMPL_4003_R10 - Diagrama unifilar Geral de MT / BT Parte ½ No Projeto - INS_I_PE_ELETRICA_DETALHE_IMPL_4010_R02 – Item 13· Cubículo Blindado, grau de proteção IP-54 para Trafo a seco de 2,0 MVA 13,8 /0,44-,254KV 60HZ CAG 02 UnidadesNo Projeto - INS_I_PE_ELETRICA_DETALHE_IMPL_4010_R02 – Item 14· Cubículo Blindado, grau de proteção IP-54 para Trafo a seco de 500KVA 13,8 /0,38/,22KV 60HZ CAG 02 UnidadesNo Projeto - INS_I_PE_ELETRICA_DETALHE_IMPL_4010_R02 – Item 15· Cubículo Blindado, grau de proteção IP-54 para Trafo a seco de 7,5 MVA 34,5kv/ 13,8kv 60HZ 01 Unidades No Projeto - INS_I_PE_ELETRICA_DIAGRAMA_IMPL_4003_R10· Cubículo Blindado, grau de proteção IP-54 para Trafo a seco de 2,0 MVA 13,8/038/0,22KV 60HZ· Salas de Aulas 02 Unidades· Edifício Central 02 unidades · Cubículo Blindado, grau de proteção IP-54 para Trafo a seco de 500k VA 13,8 /038/0,22KV 60HZ· Restaurante 02 unidadesNão localizamos os cubículos citados acima na Planilha de Orçamentos. Faz parte do escopo? Caso positivo solicitamos a correção da Planilha.RESPOSTA:Sim, os cubículos fazem parte do escopo. Na aba "orçamento" que é parte do documento "[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02" ), os Cubículos estão inseridos na composição dos PMT's com a unidade "CJ". O conjunto deverá ser entregue completo, conforme indicado na aba "COMPOSIÇÃO" e nas linhas de cada item.PERGUNTA:Para o sistema de CFTV identificamos quantidades de câmeras superiores ao indicado na planilha nos blocos: Salas de Aula (206 un. no projeto x 189 un. na planilha), Restaurante Aula (129 un. no projeto x 87 un. na planilha), e Áreas Externas (14 un. no projeto x 0 un. na planilha). Temos uma diferença total de 73 câmeras, que impactam em switch, cabeamento, gabinetes, gravadores, storages etc. Solicitamos a correção da Planilha de Orçamentos.RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas na EMENDA 02 ao Edital.
Edited on:
03-Feb-2025 16:37
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na aba ORÇAMENTO da planilha de licitação exite o item 1.9 Vigia Diurno com encargos complementares, porém na aba COMPOSIÇÕES não existe. Há também a informação de que a construtora não poderá inserir linhas, insumos, serviços e itens. Portanto, como devemos proceder, neste caso? RESPOSTA:Não é necessária a apresentação de composições para itens existentes em tabelas públicas e referenciais, apenas indicar na Coluna "FONTE" e "CÓDIGO" na aba "ORÇAMENTO" qual tabela referencial foi utilizada.
Edited on:
03-Feb-2025 13:49
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Item 2. Capacidade financeira: 1) O saldo de caixa pode ser o saldo que consta no balanço?2) A nota de credito deve ser em que valor? Pode ser um email?3) A aplicação precisa ser em qual valor?RESPOSTA:Em relação ao critério Capacidade Financeira (ativos líquidos) detalhado no ponto 2 Critérios de Qualifcação do documento denominado Seção II Métodos e Critérios de Avaliação, fica estabelecida a fórmula para cálculo do valor dos ativos líquidos é bem comoa documentação que os licitantes deverão apresentar para verificação do atendimento ao requisito solicitado:-Saldos de caixa: certificação contábil,-Saldos de contas bancárias: extrato bancário assinado pelo banco,-Linhas de Crédito com Bancos/Sociedades Financeiras: nota oficial do banco/sociedade financeira assinada.-Investimentos ou certificados com prazo determinado (não superior a 60 dias a partir da data de abertura das ofertas): cópia dos documentos e/ou nota oficial do banco.A documentação deverá ser emitida com uma antecedência máxima de vinte e oito (28) dias relativamente à data de abertura das ofertas e, se for caso disso, deverá ser assinada por contador com registro no conselho profissional.Da mesma forma, o Licitante deverá apresentar autorização formal para que o UNOPS solicite informações às entidades bancárias e financeiras com as quais opera. O Licitante deverá incluir uma lista das referidas entidades com seus endereços, telefones e e-mails.No caso de empresas estrangeiras, para certificações bancárias, deverão apresentar certificações semelhantes às do país de origem, emitidos por entidades bancárias de prestígio nos seus países.Consulte o documento mencionado na aba “Documents”.
Edited on:
31-Jan-2025 19:48
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Caso o Licitante possuísse apólice aberta (todas as obras) de RC Profissiona (E&O) com limites de mercado, a mesma serviria para atender às exigências do Edital?RESPOSTA:As garantias solicitadas deverão ser apresentadas no âmbito do processo de contratação, não sendo aceitas apólices abertas.PERGUNTA:Em não sendo possível a emissão das garantias a 1º requerimento, por disposição legal, seriam aceitas apólices tradicionais de garantias securitárias emitidas em conformidade com a Circular SUSEP 662 de 04/11/2022?RESPOSTA:Conforme EMENDA 02 ao Edital, serão aceitas garantias emitidas segundo os padrões exigidos pela SUSEP, desde que junto às seguradoras que atendam aos requisitos estabelecidos na aba Detalhes do sistema eSourcing e na SEÇÃO II.PERGUNTA:Em sendo seguro garantia é necessário preencher o formulário "0.8 Formulário da Garantia da Oferta?" pois as seguradoras não querem assinarRESPOSTA:De acordo com o estabelecido na aba Detalhes do sistema eSourcing, os licitantes devem enviar junto com sua oferta a Garantia de manutenção da oferta pelo valor de quinhentos mil reais (BRL 500.000,00) de acordo com:- Seção VI - Anexo 0.8 Garantia da Oferta (corresponde a garantia bancaria); OU- Seguro-garantia emitido por seguradora autorizada pelo Órgão Regulador Nacional do Brasil - SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
Edited on:
31-Jan-2025 19:13
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Tivemos a informação através do fornecedor de carpete, de que o quantitativo da planilha é insuficiente para atender a este projeto, portanto, neste caso solicitamos informar se será disponibilizada nova planilha com o quantitativo revisado uma vez que a construtora não pode modificar o quantitativo publicado na licitação.RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas na EMENDA 02 ao Edital.
Edited on:
31-Jan-2025 18:59
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em verificação com nossos consultores e parceiros de esquadrias de alumínio e vidros, entendemos que não é possível a execução de vidros curvos insulados com persianas. Desta forma entendemos que os vidros de fachada do edifício restaurante serão facetados, está correto o entendimento?RESPOSTA:Sim, está correto o entendimento de que os vidros da fachada do edifício restaurante serão facetados, devendo ser considerado os detalhamentos e informações apresentados no projeto arquitetônico e no memorial descritivo deste edifício.
Edited on:
30-Jan-2025 18:37
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:m não sendo possível a emissão das garantias a 1º requerimento, por vedação legal, seriam aceitas apólices tradicionais de garantia securitária emitidas conforme a Circular SUSEP 662 de 11/04/2022.RESPOSTA:Conforme EMENDA 02 ao Edital, serão aceitas garantias emitidas segundo os padrões exigidos pela SUSEP, desde que junto às seguradoras que atendam aos requisitos estabelecidos na aba PARTICULARS do eSourcing e na SEÇÃO II.
Edited on:
30-Jan-2025 15:47
Edited by:
webservice@unops.org
New amendment added #2: EMENDA 02 ao EditalPor meio desta emenda são feitas as seguintes alterações:Na aba GENERAL do eSourcing, publica-se o novo prazo para solicitação de esclarecimentos, sendo: 05/02/2025 às 21:00 UTC ou 18h horário de Brasília.Na aba GENERAL do eSourcing, publica-se o novo prazo para apresentação de ofertas, sendo: 17/02/2025 às 16:00 UTC ou 13h horário de Brasília.Na aba PARTICULARS do eSourcing: exclui-se para Garantia de Performance e Garantia de Oferta o seguinte requerimento: “O seguro-garantia deve seguir as mesmas disposições e condições da garantia bancária, conforme Anexo 0.8 Garantia da Oferta”.Na aba CRITERIA do eSourcing, são realizados ajustes nos critérios de avaliação, conforme detalhado no documento “[ITB/2024/55082] Grandes Obras_ Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 02)”.Publicam-se novos documentos técnicos de projeto, conforme detalhado no documento “Relação de Alterações dos Projetos Executivos - UNILA (EMENDA 02)” da documentação técnica.Publica-se na aba DOCUMENTS do eSouring os documentos abaixo com alterações:Documento “[ITB/2024/55082] Grandes Obras_ Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 02)”;Documento “[ITB/2024/55082] Grandes Obras Seção III - Condições do Contrato (EMENDA 02)”;Documento “[ITB/2024/55082] Grandes Obras_ Seção IV - Anexos de Informações (EMENDA 02)”;Documento “[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção V - Requisitos (EMENDA 02)”;Documento “[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (EMENDA 02)”;Documento “[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 02)”;Documento “Condições Gerais de Contrato para o Contrato de Construção para Grandes Obras (PORTUGUÊS)”- versão traduzida para referência. Documento “[ITB_2024_55082] Grandes Obras - Ata Visita Técnica 27.01.25”. Com exceção às modificações feitas através da Emenda 01 e 02, os demais documentos de licitação permanecem em vigor.
Edited on:
30-Jan-2025 00:08
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em relação aos elevadores do Prédio Central e do Prédio de Salas de Aula, foi sinalizado por mais de um fornecedor que as especificações de projeto NÃO atendem às normas vigentes em decorrência da população e da distribuição adequada, conforme o Cálculo de Tráfego exige, sendo impossibilitado apresentar cotação para esses prédios.Como a CONTRATANTE avaliou o atendimento desses itens? Foram avaliadas as estruturas existentes e também o atendimento do Cálculo de Tráfego?RESPOSTA:Considerar as características abaixo, comum a todos os elevadores:-Capacidade: 12 Passageiros-Velocidade: 1 a 3m/s (MR/MRL)-Carga: 900kg-Abertura de porta: 80cm (AC)A especificação técnica completa dos elevadores está apresentada no documento "ARQ_A_0001_PE_TIPO_MEM_R04" e demais Memoriais Descritivos de Arquitetura.
Edited on:
29-Jan-2025 15:41
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:As declarações, procurações e demais documentos que necessitem de assinatura, poderão ser apresentados com assinatura digital?RESPOSTA:Os anexos da oferta bem como outra documentação, podem ser assinados digitalmente. O signatário da oferta deverá estar legalmente autorizado a apresentar uma oferta em nome do licitante.
Edited on:
24-Jan-2025 21:57
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:TODOS OS PRÉDIOS - MEMORIAL DESCRITIVO - Na folha de dados existem ventiladores nas galerias, porém não foi enviado os projetos da galeria. Existem ventiladores na galeria? Podem enviar os projetos? RESPOSTA:Sim, os projetos dos ventiladores estão na planta INS_G_PE_INCÊNDIO_PLANTABAIXA_SUB1_0004_R00PERGUNTA:TODOS OS PRÉDIOS - MEMORIAL DESCRITIVO - Na folha de dados existem ventiladores nas galerias, porém não foi enviado os projetos da galeria. Existem ventiladores na galeria? Podem enviar os proejtos? RESPOSTA:Sim, os projetos dos ventiladores estão na planta INS_G_PE_INCÊNDIO_PLANTABAIXA_SUB1_0004_R00PERGUNTA:INS_I_PE_HVAC_MEMORIAL_DESCRITIVO_5005_R00 - MEMORIAL DESCTIVO - As folhas de dados do memorial descritivo encontramos divergentes com as legendas de projetos. (Por exemplo: As Bombas estão com vazões diferentes. Os equipamentos (Fancoletes e Fancoil) não tem informado a carga termica). RESPOSTA:Neste caso considerar as informações constantes no projeto executivo/desenhos técnicos. A carga térmica poderá ser obtida através da informação da vazão de ar constante em projeto.
Edited on:
24-Jan-2025 14:07
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:EDIFÍCIO CENTRAL - INS_A_PE_HVAC_PLANTABAIXA_SUBS_4270_R04 / MEMORIAL DESCRITIVO - Há divergência nas vazões das bombas com as TAGs BAGT-SSD01A/B/C E BAGQSSD01A/B/C entre legenda de projeto e folha de dados no memorial descrito. Qual deve ser considerado?RESPOSTA:Neste caso considerar as informações constantes em projeto executivo INS_A_PE_HVAC_PLANTABAIXA_SUBS_4270_R04.PERGUNTA:EDIFÍCIO CENTRAL - INS_A_PE_HVAC_PLANTABAIXA_SUBS_4270_R04 / MEMORIAL DESCRITIVO - Falta da existência na legenda e no projeto as bombas com as TAGs BAGT-SSD02A/B. Foi encontrado somente na folha de dados do memorial descritivo. RESPOSTA:Neste caso considerar as informações constantes no projeto executivo/desenhos técnicos.PERGUNTA:TODOS OS PRÉDIOS - HVAC-4243: AULAS TÉRREO, HVAC-4228:AULAS 1° PAV, HVAC-4234: AULAS 2° PAV, HVAC-4255: AULAS 3° PAV, HVAC-4290: RESTAURANTE TÉRREO, HVAC-4291: RESTAURANTE 1° PAV, HVAC-4270: ED. CENTRAL SUBS., HVAC-4271: ED. CENTRAL TÉRREO E 1° PAV, HVAC-4272: ED. CENTRAL 2° PAV, HVAC-4273: ED. CENTRAL TIPO, HVAC-4274: ED. CENTRAL TIPO E MEMORIAL DESCRITIVO - Analisando as folhas de dados do memorial descritivo, encontramos divergencias de quantitativos de equipamentos (Fancoils e fancoletes) com os projetos.Por exemplo:FD: Temos 01 (um) equip. TAG AC-1PA156 (Fancolete)Legenda: Temos 02 (dois) equip. TAG AC-1PA156 A/B (Fancolete)FD: Não há as TAG's AC-3PA53 e 54 (Fancoil)Legenda: Temos 02 (dois) equip. TAG AC-3PA53 e 54 (Fancoil)Projeto: Equip. TAG AC-3PA55 e 56 (Fancoil) não encontrado e tem na FD.RESPOSTA:Neste caso considerar as informações constantes no projeto executivo/desenhos técnicos.PERGUNTA:SALAS DE AULA - HVAC-4243: AULAS TÉRREO, HVAC-4228:AULAS 1° PAV, HVAC-4234: AULAS 2° PAV, HVAC-4255: AULAS 3° PAV E MEMORIAL DESCRITIVO - Sobre os Fancoil, Fancolete, Gabinetes de ventilação e Ventiladores. Encontramos divergencias entre FD e legenda de projeto, informações tecnicas (Vazão de ar) e quantitativo de equipamentos. Por exemplo: TAG VM-2PA01/02.RESPOSTA:Neste caso considerar as informações constantes no projeto executivo/desenhos técnicos.PERGUNTA:SALAS DE AULA - HVAC-4228:AULAS 1° PAV, HVAC-4234: AULAS 2° PAV E MEMORIAL DESCRITIVO - Na folha de dados existem fancoletes que não há em projeto. Por exemplo: AC-1PA176A/176B/176C/176D/177A/177B/177C/177D. Devemos desconsiderar este equipamentos?RESPOSTA:Neste caso considerar as informações constantes no projeto executivo/desenhos técnicos.
Edited on:
22-Jan-2025 00:18
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Cumprimentando-os, gostaríamos de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à Confidencialidade dos documentos e informações relativos à seleção para a conclusão das obras da Fase 1 do Campus Universitário da UNILA, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil: No documento “[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção I - Instruções aos Licitantes”, o item 36 define as diretrizes para compartilhamento de informações do processo, consideradas confidenciais. Com relação à divulgação de informações confidenciais junto a terceiros, entendemos que o consentimento prévio do UNOPS corresponde a mera formalização da comunicação junto aos terceiros, não se constituindo aprovação de fornecedor ou “vendor list”. Isso para que o compartilhamento possa ser rastreado pelo UNOPS. Nosso entendimento está correto?. Considerando a necessidade de realizar contatos com eventuais consultores e a necessidade de atender a todos os requisitos deste Projeto, gostaríamos de esclarecer: qual o meio de formalização para autorização do UNOPS?. Com relação ao Acordo/Termo de Confidencialidade a ser firmado pela licitante junto a terceiros, o UNOPS aceitará como válido o modelo adotado pelos participantes, considerando que não foi disponibilizado modelo específico para esta finalidade. Nosso entendimento está correto?De acordo com o item (iii), entendemos que não é necessário o prévio consentimento do UNOPS “quando o terceiro estiver ajudando o licitante a preparar a proposta”, ou seja, quando o terceiro estiver dando suporte ao licitante na elaboração dos projetos, planilhas e demais documentos que serão apresentados ao UNOPS para participação na seleção. Nosso Entendimento está correto?. Considerando a necessidade de expressa autorização à solicitação de compartilhamento de informações, qual o prazo para resposta pela UNOPS?. Entendemos não haver lista de terceiros impedidos e/ou com restrições para a atuação neste projeto(black list). Nosso entendimento está correto? Com o intuito de buscar a melhor proposta com as melhores tecnologias e metodologias para esse projeto e considerando a necessidade de cotação com diversos fornecedores locais e internacionais, entendemos que somente será necessária a autorização prévia do UNOPS e a celebração de Acordo/Termo de Confidencialidade com terceiros quando forem efetivamente disponibilizadas INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS a eles, não sendo necessário, portanto, quando forem compartilhadas informações consideradas públicas (dispostas, por exemplo, no site do UNOPS, entre outros) ou apenas informações gerais/padronizadas de insumos/equipamentos/serviços dentre outros. Isso porque a obrigatoriedade deste procedimento para todo e qualquer terceiro indistintamente poderá gerar o atraso e comprometimento do cronograma de elaboração da proposta pelos participantes. Nosso entendimento está correto?. Por fim, considerando que serão disponibilizadas informações estratégicas sobre terceiros/parceiros do licitante ao UNOPS, entendemos que é necessária a assinatura de Termo de Confidencialidade entre os participantes e o UNOPS, para proteção das informações confidenciais compartilhadas.RESPOSTA:Considerando os termos preconizados no Artigo 16 - Confidencialidade, todas as informações e documentos fornecidos aos licitantes pelo UNOPS não devem ser revelados a terceiros, exceto nos casos previstos nos incisos i -v. Nestes termos, destacamos que os questionamentos apresentados estão contemplados pela excepcionalidade prevista no inciso II: "... Quando o terceiro estiver auxiliando um licitante na preparação da proposta, desde que o licitante tenha previamente assegurado a aderência dessa parte a esse dever de confidencialidade...".Para tanto, considerando as responsabilidade assumidas pelo licitante ao assinar o Termo de Confidencialidade, é dever deste: ""..cuidar para que as informações confidenciais fiquem restritas ao conhecimento tão somente das pessoas que estejam diretamente envolvidas nas discussões, análises, reuniões e negócios, devendo cientificá-los da existência deste Termo e da natureza confidencial destas informações.Nestes termos, a formalização de um termo de confidencialidade entre o terceiro e o licitante, assegurando sua aderência as clausulas de sigilo e confidencialidade, é ato descricionário do licitante.
Edited on:
22-Jan-2025 00:15
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:O item 3.1.14 da planilha utiliza no mesmo item forma de PILARES, VIGAS E LAJES NERVURADAS, sendo sistemas com composições diferentes. Solicitamos que esse item seja separado nas quantidades devidas de PILARES, VIGAS E LAJES NERVURADAS.RESPOSTA:A composição de preço unitário deste item contempla os serviços de forma individualizada.
Edited on:
21-Jan-2025 21:54
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Estamos reenviando pedido de esclarecimento, enviado em 09/01/25, porém não respondido até o momento: A obra, objeto desta licitação, se refere a "Conclusão das obras da Fase 1" a qual já possui grande parte de sua estrutura executada (a cerca de 10 anos atrás). Faz parte da documentação disponibilizada pela Unops, ensaios informando a estabilidade e boa conservação das referidas estruturas, porém sentimos falta de uma matriz de risco compartilhada, que é fundamental nestes casos de continuidade de obras iniciadas. Unops irá disponibilizar matriz de risco? Todo e qualquer problema, que eventualmente vier a surgir após o início da execução da obra, relacionado a estrutura pré existente será ônus da construtora?RESPOSTA:Riscos inerentes a atrasos, licenças, meio ambiente, variações, segurança, força maior, entre outros; assim como as obrigações e direitos da contratada e da contratante estão previstas nas Condições Gerais de Contrato. Se, e na medida em que, a Contratada encontrar condições físicas da infraestrutura existente que não esteja previsto em contrato (ocultos), a mesma deverá notificar a contratante (ou o seu representante) quando da execução do contrato para que seja avaliado caso a caso e as medidas cabíveis tomadas conforme Condições Gerais de Contrato.
Edited on:
21-Jan-2025 21:51
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: Refente ao escopo LUMINOTÉCNICO:PERGUNTA:Não identificamos nos projetos do Edifício Central, mas está no orçamento o item 10.12.13 (cód. ULA40). Solicitamos esclarecer a prancha para localizarmos sua especificação em projeto." RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital. PERGUNTA:O item 10.12.6 do Edifício Central, apresenta o ULA11 como ARANDELA TÉCNICA APLICADA NA PAREDE E TETO PARA LÂMPADA FLUORESCENTE COMPACTA DE 23W/4000K - OVAL 30579 - OPUS OU EQUIVALENTE TÉCNICO, enquanto o projeto apresenta a seguinte descrição: "ARANDELA TIPO TARTARUGA COM LED INTEGRADO 15W 4000K 1225LM IP65. Por se tratar de lâmpada LED não consideramos como equivalente técnico. Assim, qual deverá ser considerado para a proposta? Caso seja o projeto, será enviada planilha revisada? RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital.PERGUNTA:Não identificamos nos projetos do BLOCO SALA DE AULAS, mas está no orçamento o item 10.11.9, 10.11.10, 10.11.13, 10.11.15 (cód. ULA06/ULA06D/ULA17/ULA30B). Solicitamos esclarecer a prancha para localizarmos suas especificações em projeto. RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital.PERGUNTA:Os seguintes itens estão especificados em projeto e NÃO constam na planilha orçamentária:BLOCO DE SALAS DE AULA:ULA01D - LUMINÁRIA DE EMBUTIR COM LED INTEGRADO DE 12W 75° 4000K 220V 1208LM DIMERIZÁVEL- WORKS EB 820.02.006 – LIGHT DEIGN EXPORLUX OU EQUIVALENTE TÉCNICOULA19 - LUMINÁRIA EMBUTIDA NO PISO COM LED INTEGRADO DE 4W 4000K, 12° BIVOLT IP65ULA17 - BALIZADOR RETANGULAR DE SOBREPOR COM LED INTEGRADO DE 20W 3000K 1880 LM, DIFUSOR , BIVOLT. INSTALADO À 40CM DO PISO - ADELA FULL RANGE WHITE - ALGELUMEN OU EQUIVALENTE TÉCNICOULA17 - BALIZADOR RETANGULAR DE SOBREPOR COM LED INTEGRADO DE 35W 3000K, DIFUSOR , BIVOLT. INSTALADO À 40CM DO PISO - ADELA FULL RANGE WHITE - ALGELUMEN OU EQUIVALENTE TÉCNICOULA20 / ULA48 - LUMINÁRIA PENDENTE COM LED INTEGRADO DE 13W 3000K 220V 1278LM - PD.5423.1.40.LED – ÓMEGA LIGHT OU EQUIVALENTE TÉCNICOBLOCO RESTAURANTE:ULA01 - LUMINÁRIA DE EMBUTIR COM LED INTEGRADO DE 12W 75° 4000K 220V 1208LM - WORKS EB 820.02.006 – LIGHT DEIGN EXPORLUX OU EQUIVALENTE TÉCNICOTRILHO ELETRIFICADO COM 2,0M BIVOLT ULA14 - SPOT ORIENTÁVEL PARA TRILHO COM LÂMPADA LED MR16 DE 7W 35°2700K IRC90 BASE GU10 450LM BIVOLTULA14A - SPOT ORIENTÁVEL PARA TRILHO COM LED PAR20 DE 6W 25°2700K IRC80 BASE E27 525LM BIVOLTULA29 - TELAS TENSIONADAS APLICADAS NO FORRO DE GESSOCENTRAL DE UTILIDADESULA12A - LUMINÁRIA HERMÉTICA DE SOBREPOR COM DIFUSOR PARA 2 LÂMPADAS T8 DE 18W 5000K BIVOLT IP65 3700LM - LEDVANCE OU EQUIVALENTE TÉCNICOÁREA EXTERNA/IMPLANTAÇÃOEMBUTIDO DE PISO COM LED INTEGRADO DE 30W 24° 4000K BIVOLT 2820LM IP67EMBUTIDO DE PISO COM LED INTEGRADO DE 20W 24° 4000K BIVOLT 2820LM IP67ULA25 - BALIZADOR COM LUZ DOWNLINGHT FIXADO A 80 CM DO PISOBALIZADOR QUADRADO COM LUZ DOWNLIGHT E LED INTEGRADO DE 3W 3000K BIVOLT 100LM IP65ULA34 - COLUNA DE LUZ DE 4M DE ALTURA COM LUZ SIMÉTRICA DOWNLIGHT DE LED INTEGRADO DE 55W 3000K BIVOLT 5106 KM IP 66 MONTADA EM POSTE ENGASTADO DE 4Assim, questionamos se fará parte do escopo ou não. Caso seja parte do escopo da CONTRATADA, solicitamos indicação dos itens na planilha orçamentária ou revisão desta." RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital. PERGUNTA:O que deverá ser adotado dentro os itens abaixo que estão com divergência de informação? Caso deva ser adotado o projeto, solicitado revisão da planilha orçamentária.PLANILHA11.6.1 ULA32 - POSTE FLANGEADO COM 8M DE ALTURA COM BRAÇO CURVO DE 1,30M PARA PÉTALA DE LED INTEGRADO DE 87W 4000K 14.000LM BIVOLT IP6611.6.2 ULA33 - POSTE FLANGEADO COM 8M DE ALTURA COM BRAÇO CURVO DUPLO DE 2,60M PARA 2 PÉTALAS DE LED INTEGRADO DE 87W 4000K 14.000LM BIVOLT IP66PROJETOSULA32 - POSTE FLANGEADO COM 8M DE ALTURA COM BRAÇO CURVO DE 1,50M PARA PÉTALA DE LED INTEGRADO DE 52W 4000K 7800LM BIVOLT IP66""ULA33 - POSTE FLANGEADO COM 8M DE ALTURA COM BRAÇO CURVO DUPLO DE 3,00M PARA 2 PÉTALAS DE LED INTEGRADO DE 52W 4000K 7800LM BIVOLT IP66""" RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital.
Edited on:
21-Jan-2025 21:49
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Não identificamos nos projetos do Edifício Central, mas está no orçamento o item 10.12.13 (cód. ULA40). Solicitamos esclarecer a prancha para localizarmos sua especificação em projeto.RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital.PERGUNTA:O item 10.12.6 do Edifício Central, apresenta o ULA11 como ARANDELA TÉCNICA APLICADA NA PAREDE E TETO PARA LÂMPADA FLUORESCENTE COMPACTA DE 23W/4000K - OVAL 30579 - OPUS OU EQUIVALENTE TÉCNICO, enquanto o projeto apresenta a seguinte descrição: "ARANDELA TIPO TARTARUGA COM LED INTEGRADO 15W 4000K 1225LM IP65. Por se tratar de lâmpada LED não consideramos como equivalente técnico. Assim, qual deverá ser considerado para a proposta? Caso seja o projeto, será enviada planilha revisada?RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital.PERGUNTA:Não identificamos nos projetos do BLOCO SALA DE AULAS, mas está no orçamento o item 10.11.9, 10.11.10, 10.11.13, 10.11.15 (cód. ULA06/ULA06D/ULA17/ULA30B). Solicitamos esclarecer a prancha para localizarmos suas especificações em projeto.RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital.PERGUNTA:Os seguintes itens estão especificados em projeto e NÃO constam na planilha orçamentária:BLOCO DE SALAS DE AULA:ULA01D - LUMINÁRIA DE EMBUTIR COM LED INTEGRADO DE 12W 75° 4000K 220V 1208LM DIMERIZÁVEL- WORKS EB 820.02.006 – LIGHT DEIGN EXPORLUX OU EQUIVALENTE TÉCNICOULA19 - LUMINÁRIA EMBUTIDA NO PISO COM LED INTEGRADO DE 4W 4000K, 12° BIVOLT IP65ULA17 - BALIZADOR RETANGULAR DE SOBREPOR COM LED INTEGRADO DE 20W 3000K 1880 LM, DIFUSOR , BIVOLT. INSTALADO À 40CM DO PISO - ADELA FULL RANGE WHITE - ALGELUMEN OU EQUIVALENTE TÉCNICOULA17 - BALIZADOR RETANGULAR DE SOBREPOR COM LED INTEGRADO DE 35W 3000K, DIFUSOR , BIVOLT. INSTALADO À 40CM DO PISO - ADELA FULL RANGE WHITE - ALGELUMEN OU EQUIVALENTE TÉCNICOULA20 / ULA48 - LUMINÁRIA PENDENTE COM LED INTEGRADO DE 13W 3000K 220V 1278LM - PD.5423.1.40.LED – ÓMEGA LIGHT OU EQUIVALENTE TÉCNICOBLOCO RESTAURANTE:ULA01 - LUMINÁRIA DE EMBUTIR COM LED INTEGRADO DE 12W 75° 4000K 220V 1208LM - WORKS EB 820.02.006 – LIGHT DEIGN EXPORLUX OU EQUIVALENTE TÉCNICOTRILHO ELETRIFICADO COM 2,0M BIVOLTULA14 - SPOT ORIENTÁVEL PARA TRILHO COM LÂMPADA LED MR16 DE 7W 35°2700K IRC90 BASE GU10 450LM BIVOLTULA14A - SPOT ORIENTÁVEL PARA TRILHO COM LED PAR20 DE 6W 25°2700K IRC80 BASE E27 525LM BIVOLTULA29 - TELAS TENSIONADAS APLICADAS NO FORRO DE GESSOCENTRAL DE UTILIDADESULA12A - LUMINÁRIA HERMÉTICA DE SOBREPOR COM DIFUSOR PARA 2 LÂMPADAS T8 DE 18W 5000K BIVOLT IP65 3700LM - LEDVANCE OU EQUIVALENTE TÉCNICOÁREA EXTERNA/IMPLANTAÇÃOEMBUTIDO DE PISO COM LED INTEGRADO DE 30W 24° 4000K BIVOLT 2820LM IP67EMBUTIDO DE PISO COM LED INTEGRADO DE 20W 24° 4000K BIVOLT 2820LM IP67ULA25 - BALIZADOR COM LUZ DOWNLINGHT FIXADO A 80 CM DO PISOBALIZADOR QUADRADO COM LUZ DOWNLIGHT E LED INTEGRADO DE 3W 3000K BIVOLT 100LM IP65ULA34 - COLUNA DE LUZ DE 4M DE ALTURA COM LUZ SIMÉTRICA DOWNLIGHT DE LED INTEGRADO DE 55W 3000K BIVOLT 5106 KM IP 66 MONTADA EM POSTE ENGASTADO DE 4Assim, questionamos se fará parte do escopo ou não. Caso seja parte do escopo da CONTRATADA, solicitamos indicação dos itens na planilha orçamentária ou revisão desta.RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital.PERGUNTA:O que deverá ser adotado dentro os itens abaixo que estão com divergência de informação? Caso deva ser adotado o projeto, solicitado revisão da planilha orçamentária.PLANILHA11.6.1 ULA32 - POSTE FLANGEADO COM 8M DE ALTURA COM BRAÇO CURVO DE 1,30M PARA PÉTALA DE LED INTEGRADO DE 87W 4000K 14.000LM BIVOLT IP6611.6.2 ULA33 - POSTE FLANGEADO COM 8M DE ALTURA COM BRAÇO CURVO DUPLO DE 2,60M PARA 2 PÉTALAS DE LED INTEGRADO DE 87W 4000K 14.000LM BIVOLT IP66PROJETOSULA32 - POSTE FLANGEADO COM 8M DE ALTURA COM BRAÇO CURVO DE 1,50M PARA PÉTALA DE LED INTEGRADO DE 52W 4000K 7800LM BIVOLT IP66"ULA33 - POSTE FLANGEADO COM 8M DE ALTURA COM BRAÇO CURVO DUPLO DE 3,00M PARA 2 PÉTALAS DE LED INTEGRADO DE 52W 4000K 7800LM BIVOLT IP66".RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital.
Edited on:
21-Jan-2025 21:45
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na planilha temos 04 itens de REFORMA DE TRANSFORMADOR OU AUTOTRANSFORMADOR. Solicitamos esclarecimento e relatório sobre as condições desses transformadores para que sejam compostos os serviços necessários. RESPOSTA:Este item contempla a manutenção preventiva e a ligação do transformador existente, não sendo necessário a apresentação de relatório.PERGUNTA:Referente ao Afugentamento de Animais, solicitamos que nos indiquem qual foi o plano básico de controle considerado para cotação deste serviço. RESPOSTA:A composição deste serviço considera a permanência de uma equipe com dedicação integral na obra. Ademais, destacamos ainda, que planilha também prevê o custo de haver necessidade de resgate de algum animal que invada o espaço da obra.PERGUNTA:A Memória de Cálculo apresenta para todos os itens de DIÁRIAS E REFEIÇÕES (item 2.5) é pouco esclarecedora. Visto que não podemos fazer quaisquer alteração sobre as quantidades da planilha, solicitamos que seja indicado o número de funcionários médios adotado. RESPOSTA:O número de funcionários apresentado está considerando o prazo estabelecido para execução da obra, consubstânciado no planejamento estimado pelo Contratante, devendo este quantitativo ser considerado no planejamento da Contratada.
Edited on:
21-Jan-2025 21:41
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na coluna "Composição Espelho", o que deve ser preenchido?RESPOSTA:Deverá ser indicado qual a fonte utilizada para composição do item. Ex. SINAPI, ORSE, COMPOSIÇÃO PRÓPRIA. ETCPERGUNTA:Não foi indicado como apresentar os insumos de MÃO DE OBRA, visto que não há modelo ou aba para composição desse recurso humado. Considerando que temos as convenções coletivas locais e diretrizes de cargos de cada empresa com suas próprias remunerações, podemos apresentar os valores unitários de Mão de Obra no Mapa de Cotações e posterior vinculo às composições? Caso negativo, informar claramente como será aceito (será exigida composição auxiliar no mesmo modelo das outras composições? será exigido utilizar referência do sinapi?).RESPOSTA:O item está atualizado na planilha disponibilizada na EMENDA 01 ao Edital. Destacamos ainda, que todos os serviços da planilha devem contemplar mão de obra para instalação.
Edited on:
21-Jan-2025 21:37
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Poderia encaminhar o planialtimétrico da situação atual do terreno?RESPOSTA:Não, os licitantes deverão considerar os documentos disponibilizados.PERGUNTA:Já foram obtidas as licenças de supressão de vegetação (ASV)? RESPOSTA:O projeto possui licença ambiental vigente, tornando neste momento, dispensada a obteção da referida licença. Entretanto, diante de situação futura e adversa, incorrendo na necessidade de obtenção da autorização, está será de responsabilidade da Contratada.PERGUNTA:SALAS DE AULAS - INS_S_PE_HVAC_PLANTABAIXA_PAV2_4234_R09 - TAGs na legenda de projeto não batem com a quantidade, pois do AC-2PA24 até o AC-2PA171 tem mais de 132 equipamentos, e após breve conferencia com projeto é visto somente até o AC-2PA168, e o AC-2PA171 é outro tipo de equipamento. Poderia esclarecer? RESPOSTA:O quantitativo indicado na planilha orçamentária está correto e está de acordo com o projeto.PERGUNTA:Na planilha orçamentária disponibilizada existe uma aba de cronograma onde não é apresentado a porcentagem de execução por mês de cada serviço. A fim de assegurar uma análise precisa e garantir uma equalização entre os licitantes, poderia disponibilizar a planilha com estas porcentagens?RESPOSTA:O cronograma deverá ser preenchido conforme planejamento da licitante.PERGUNTA:Na planilha orçamentária disponibilizada, consta um item referente ao desmatamento e limpeza do terreno. Para este serviço já foi executado o TCA (Termo de Compromisso Ambiental)? Caso sim, poderia encaminhar para identificarmos quantas árvores serão cortadas e quais suas dimensões. RESPOSTA:A limpeza do terreno será realizada nas áreas já licenciadas, onde a vegetação residual não demanda de nova autorização de órgão ambiental para sua remoção. Entretanto, diante situação futura e adversa, a obtenção da autorização será de responsabilidade da Contratada.PERGUNTA:Caso o Licitante possua apólice aberta (todas as obras) de RC Profissiona (E&O) com limites de mercado, a mesma serviria para atender às exigências do Edital? RESPOSTA:As apólices de seguro exigidas no contrato, conforme critérios estabelecidos na Seção V, deverão ser emitidas pela contratada exclusivamente para o contrato firmado. Seguros pré-existentes, incluindo apólices abertas que cobrem múltiplas obras, não poderão ser utilizados para cobrir o contrato.
Edited on:
21-Jan-2025 21:34
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Com relação a exigência de acervos de sistemas de climatização, entendemos que devem ser apresentados 2 atestados e que cada um deles se refira a sistema com capacidade total de no mínimo 1.000 TR e ao menos um chiller com capacidade mínima de 300 TR. Nosso entendimento está correto? Ou todos os chillers do sistema devem ter capacidade mínima de 300 TR?RESPOSTA:Não, visto que todos os chillers precisam ter capacidade míminia de 300 TR.
Edited on:
21-Jan-2025 21:27
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na planilha orçamentária da central de utilidade, temos o item 8.2.1 "GRUPO GERADOR - 385kVA", o projeto indica a mesma descrição, porém no memorial é indicado "um (1) grupo gerador, 300/330kVA (stand-by/potência contínua), para o Serviço" Qual descrição devemos seguir?.RESPOSTA:Deverá ser considerado a descrição constante no projeto executivo e orçamento (e a única resposta válida para esta pergunta)
Edited on:
21-Jan-2025 21:25
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em razão do grande vulto do processo licitatório, para fazer cotações de preços e elaborar as composições de custo, necessário se faz prorrogar o prazo de entrega da oferta. Assim sendo, solicitamos dilação do prazo de abertura previsto para ocorrer dia 20/01/2025 até as 18hs, horário de Brasília/DF, por mais 30 dias. Entendemos que só assim será possível apresentar uma oferta mais competitiva e vantajosa para o objeto ora licitado.RESPOSTA:Considerar as informações disponibilizadas no ADENDO 1 ao Edital.
Edited on:
21-Jan-2025 21:20
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:O limitador acerca do percentual de 40% para a empresa líder, e 25% demais membros “consórcio” de que trata o item 2 da SEÇÃO II: Método e Critérios de Avaliação, é apenas para a capacidade financeira (Ativos líquidos)?RESPOSTA:De acordo com as disposições da Seção II Métodos e Critérios de Avaliação, 2. CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO, 2. Capacidade financeira (ativos líquidos): todas as partes combinadas da Joint Venture deverão atender ao requisito em 100% no total, mas pelo menos cada um dos membros da Joint Venture, consórcio ou associação deverá atender a pelo menos 25% do requisito mínimo para licitantes individuais e a empresa líder do Joint Venture, consórcio ou associação deverá atender a pelo menos 40% desses parâmetros.PERGUNTA:Da Capacidade Financeira (Faturamento): O licitante tem um faturamento anual médio mínimo de BRL 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) nos últimos três (03) anos a data da abertura. Pergunta-se: o faturamento anual médio mínimo de 300 milhões é a soma dos últimos 3 anos, está correto nosso entendimento?RESPOSTA:Não, o licitante deverá apresentar faturamento médio de no minimo R$ 300 milhões nos últimos 3 anos. Ex. O somatório dos últimos 3 anos dividido por 3, deverá ser igual ou maior à R$ 300 milhões (média minima a ser demonstrada).PERGUNTA:Da Capacidade Financeira (Faturamento): O licitante tem um faturamento anual médio mínimo de BRL 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) nos últimos três (03) anos a data da abertura. Pergunta-se: ou o licitante deve ter faturamento anual médio mínimo de R$ 300 milhões em um dos 3 últimos anos?RESPOSTA:Não, o licitante deverá apresentar faturamento médio de no minimo R$ 300 milhões nos últimos 3 anos. Ex. O somatório dos últimos 3 anos dividido por 3, deverá ser igual ou maior à R$ 300 milhões (média minima a ser demonstrada). PERGUNTA:Da Capacidade Financeira (Faturamento): O licitante tem um faturamento anual médio mínimo de BRL 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) nos últimos três (03) anos a data da abertura. Pergunta-se: no caso de participação em consórcio, pode somar o faturamento das consorciadas para comprovar faturamento anual médio mínimo de 300 milhões exigido no processo licitatório em referência?REPSOSTA: De acordo com as disposições da Seção II Métodos e Critérios de Avaliação, no caso de apresentação de ofertas como Joint Venture, consórcio ou associação de empresas, o valor de faturamento de cada empresa será somado de acordo com a proporcionalidade de sua participação, compondo, assim, o faturamento da Joint Venture, consórcio ou associação de empresas.PERGUNTA:Experiencia Geral. O licitante deverá comprovar a execução, nos últimos quinze (15) anos, contados da data de abertura das ofertas, de pelo menos dois (2) contratos de obras de edificações, em concreto armado para o setor público ou privado com áreas construídas mínimas de 50.000 m². Pergunta-se: Nesse caso podem somar 2 contratos/atestados para cumprir a área de 50.000 m²?RESPOSTA:Não podem somar 2 contratos/atestados para cumprir a área de 50.000 m².PERGUNTA:Experiência Específica. o licitante deverá comprovar a execução, nos últimos quinze (15) anos, contados da data de abertura das ofertas, de pelo menos dois (2) contratos de instalação de sistemas de combate a incêndio, com áreas construídas mínimas de 50.000m². Pergunta-se: nesse caso pode somar 2 contratos/atestados para cumprir a área de 50.000 m²?RESPOSTA:Não podem somar 2 contratos/atestados para cumprir a área de 50.000 m².PERGUNTA:Experiencia profissional da Equipe Chave: Atuação, pelo menos dois (2) contratos, como coordenador em obras de edificações, com área mínima construída de 50.000m² cada, nos últimos quinze (15) anos. Pergunta-se: nesse caso não será permitido somar 2 contratos para atingir a área de 50.000m²?RESPOSTA:Não podem somar 2 contratos para cumprir a área de 50.000 m².PERGUNTA:Experiência Específica: O licitante deverá comprovar a execução, nos últimos quinze (15) anos, contados da data de abertura das ofertas, de pelo menos dois (2) contratos de estruturas em concreto protendido com volumes de concreto iguais ou superiores a 8.000m³. Nesse caso, participando em consórcio, cada empresa pode apresentar um atestado/contrato com a área exigido?RESPOSTA:De acordo com as disposições da Seção II Métodos e Critérios de Avaliação, no caso de apresentação de ofertas como Joint Venture, consórcio ou associação de empresas, é suficiente que uma das empresas participantes atenda ao requisito.PERGUNTA: Garantia de oferta de 500 mil reais. Pergunta-se: a garantia de oferta pode ser emitida em da empresa líder e constar o nome dos demais membros, CNPJ e percentual de participação, ou cada membro do Consórcio deve apresentar garantia correspondente a sua participação?RESPOSTA:A garantia pode ser emitida em nome da empresa líder do consórcio (fazendo referência ao consórcio) ou em nome do próprio consórcio, não sendo necessário que cada membro do consórcio apresente a garantia. PERGUNTA: Garantia de oferta de 500 mil reais. Pergunta-se: quanto ao prazo da garantia são 90 dias apenas, ou deve ser acrescido de + 30 dias?RESPOSTA:Conforme estabelecido no “Artigo 17 GARANTIA DA PROPOSTA” da “Seção I: Instruções aos Licitantes” o prazo da Garantia de Manutenção da Oferta deve ser igual ao da OFERTA, que deve ser no mínimo de 90 dias, mais 30 dias.
Edited on:
21-Jan-2025 21:17
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na planilha orçamentária da central de utilidade, temos o item 8.2.1 "GRUPO GERADOR - 385kVA", o projeto indica a mesma descrição, porém no memorial é indicado "um (1) grupo gerador, 300/330kVA (stand-by/potência contínua), para o Serviço". Qual descrição devemos seguir?RESPOSTA:Considerando o exemplo apresentado, destacamos que conforme disposto no diagrama unifilar constante na prancha 4121 R-02 (INS_A_PE_ELETRICA_DIAGRAMA_TIPO_4121_R02), a descrição está de acordo com o projeto. Ademais a composição de preço é de responsabilidade do licitante.
Edited on:
21-Jan-2025 20:46
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA: A obra, objeto desta licitação, se refere a "Conclusão das obras da Fase 1" a qual ja possui grande parte de sua estrutura executada (a cerca de 10 anos atrás). Faz parte da documentação disponibilizada pela Unops, ensaios informando a estabilidade e boa conservação das referidas estruturas, porém sentimos falta de uma matriz de risco compartilhada, que é fundamental nestes casos de continuidade de obras iniciadas. Unops irá disponibilizar matriz de risco? Todo e qualquer problema, que eventualmente vier a surgir após o início da execução da obra, relacionado a estrutura pré existente será ônus da construtora?RESPOSTA:Riscos inerentes a atrasos, licenças, meio ambiente, variações, segurança, força maior, entre outros; assim como as obrigações e direitos da contratada e da contratante estão previstas nas Condições Gerais de Contrato. Se, e na medida em que, a Contratada encontrar condições físicas da infraestrutura existente que não esteja previsto em contrato (ocultos), a mesma deverá notificar a contratante (ou o seu representante) quando da execução do contrato para que seja avaliado caso a caso e as medidas cabíveis tomadas conforme Condições Gerais de Contrato.
Edited on:
21-Jan-2025 20:43
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA (anterior).RESPOSTA (continuação da resposta anterior): A seguinte prancha já encontra-se disponíveL dentre os documentos técnicos disponibilizados. Para consulta-la verificar pasta "EDIFÍCIO CENTRAL" através do caminho : Projetos Executivos > 5. LUMINOTÉCNICA > DESENHOS > EDIFÍCIO CENTRAL: LUM- PR.CENTRAL-COB-PE-LUMINOTECNICA-PBAIXA-6033-R02Demais pranchas mencionadas abaixo foram disponibilizadas no material técnico em nova atualização:21. EST_R_LJES_PE_2216_ARMADURA_R0101. EST_S_FUND_PE_2094_ARMADURA_R0102. EST_S_FUND_PE_2095_ARMADURA_R0103. EST_S_FUND_PE_2096_ARMADURA_R0104. EST_S_FUND_PE_2097_ARMADURA_R0105. EST_S_FUND_PE_2098_ARMADURA_R0106. EST_S_FUND_PE_2099_ARMADURA_R0107. EST_S_FUND_PE_2100_ARMADURA_R0108. EST_S_FUND_PE_2101_ARMADURA_R0109. EST_S_FUND_PE_2102_ARMADURA_R0110. EST_S_FUND_PE_2103_ARMADURA_R0111. EST_S_FUND_PE_2104_ARMADURA_R0112. EST_S_FUND_PE_2105_ARMADURA_R0113. EST_S_FUND_PE_2106_ARMADURA_R0114. EST_S_TERR_PE_2107_ARMADURA_R0115. EST_S_TERR_PE_2108_ARMADURA_R0116. EST_S_TERR_PE_2109_ARMADURA_R0117. EST_S_TERR_PE_2110_ARMADURA_R0118. EST_S_TERR_PE_2111_ARMADURA_R0119. EST_S_TERR_PE_2112_ARMADURA_R0120. EST_S_LPIS_PE_2113_ARMADURA_R0121. EST_S_LPIS_PE_2114_ARMADURA_R0122. EST_S_GERL_PE_2115_ARMADURA_R0123. EST_S_GERL_PE_2116_ARMADURA_R0124. EST_S_GERL_PE_2117_ARMADURA_R0125. EST_S_GERL_PE_2118_ARMADURA_R0126. EST_S_GERL_PE_2119_ARMADURA_R0127. EST_S_GERL_PE_2120_ARMADURA_R0128. EST_S_GERL_PE_2121_ARMADURA_R0129. EST_S_GERL_PE_2122_ARMADURA_R0130. EST_S_LJES_PE_2123_ARMADURA_R0131. EST_S_LJES_PE_2124_ARMADURA_R0132. EST_S_LJES_PE_2125_ARMADURA_R0133. EST_S_LJES_PE_2126_ARMADURA_R0134. EST_S_LJES_PE_2127_ARMADURA_R0135. EST_S_LJES_PE_2128_ARMADURA_R0136. EST_S_LJES_PE_2129_ARMADURA_R0137. EST_S_LJES_PE_2130_ARMADURA_R0138. EST_S_LJES_PE_2131_ARMADURA_R0139. EST_S_LJES_PE_2132_ARMADURA_R0140. EST_S_LJES_PE_2133_ARMADURA_R0141. EST_S_LJES_PE_2134_ARMADURA_R0142. EST_S_LJES_PE_2135_ARMADURA_R0144. EST_S_VGAS_PE_2137_ARMADURA_R0145. EST_S_VGAS_PE_2138_ARMADURA_R0146. EST_S_VGAS_PE_2139_ARMADURA_R0147. EST_S_VGAS_PE_2140_ARMADURA_R0148. EST_S_VGAS_PE_2141_ARMADURA_R0149. EST_S_VGAS_PE_2142_ARMADURA_R0150. EST_S_VGAS_PE_2143_ARMADURA_R0151. EST_S_VGAS_PE_2144_ARMADURA_R0152. EST_S_VGAS_PE_2145_ARMADURA_R0153. EST_S_VGAS_PE_2146_ARMADURA_R0154. EST_S_VGAS_PE_2147_ARMADURA_R0155. EST_S_VGAS_PE_2148_ARMADURA_R0156. EST_S_VGAS_PE_2149_ARMADURA_R0157. EST_S_VGAS_PE_2150_ARMADURA_R0158. EST_S_VGAS_PE_2151_ARMADURA_R0159. EST_S_VGAS_PE_2152_ARMADURA_R0160. EST_S_VGAS_PE_2153_ARMADURA_R0161. EST_S_VGAS_PE_2154_ARMADURA_R01
Edited on:
17-Jan-2025 16:14
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Os arquivos listados abaixo estão descritos na lista de projetos porém os mesmos não foram disponibilizados. Poderia encaminhar?INS_A_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TIPO_4118_R02INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4052_R02INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4053_R02INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4054_R02INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0006_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0007_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0008_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV2_0010_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV2_0011_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV2_0012_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV3_0013_R07INS_A_PE_INCÊNDIO_PLANTABAIXA_IMPL_002_R0121. EST_R_LJES_PE_2216_ARMADURA_R0101. EST_S_FUND_PE_2094_ARMADURA_R0102. EST_S_FUND_PE_2095_ARMADURA_R0103. EST_S_FUND_PE_2096_ARMADURA_R0104. EST_S_FUND_PE_2097_ARMADURA_R0105. EST_S_FUND_PE_2098_ARMADURA_R0106. EST_S_FUND_PE_2099_ARMADURA_R0107. EST_S_FUND_PE_2100_ARMADURA_R0108. EST_S_FUND_PE_2101_ARMADURA_R0109. EST_S_FUND_PE_2102_ARMADURA_R0110. EST_S_FUND_PE_2103_ARMADURA_R0111. EST_S_FUND_PE_2104_ARMADURA_R0112. EST_S_FUND_PE_2105_ARMADURA_R0113. EST_S_FUND_PE_2106_ARMADURA_R0114. EST_S_TERR_PE_2107_ARMADURA_R0115. EST_S_TERR_PE_2108_ARMADURA_R0116. EST_S_TERR_PE_2109_ARMADURA_R0117. EST_S_TERR_PE_2110_ARMADURA_R0118. EST_S_TERR_PE_2111_ARMADURA_R0119. EST_S_TERR_PE_2112_ARMADURA_R0120. EST_S_LPIS_PE_2113_ARMADURA_R0121. EST_S_LPIS_PE_2114_ARMADURA_R0122. EST_S_GERL_PE_2115_ARMADURA_R0123. EST_S_GERL_PE_2116_ARMADURA_R0124. EST_S_GERL_PE_2117_ARMADURA_R0125. EST_S_GERL_PE_2118_ARMADURA_R0126. EST_S_GERL_PE_2119_ARMADURA_R0127. EST_S_GERL_PE_2120_ARMADURA_R0128. EST_S_GERL_PE_2121_ARMADURA_R0129. EST_S_GERL_PE_2122_ARMADURA_R0130. EST_S_LJES_PE_2123_ARMADURA_R0131. EST_S_LJES_PE_2124_ARMADURA_R0132. EST_S_LJES_PE_2125_ARMADURA_R0133. EST_S_LJES_PE_2126_ARMADURA_R0134. EST_S_LJES_PE_2127_ARMADURA_R0135. EST_S_LJES_PE_2128_ARMADURA_R0136. EST_S_LJES_PE_2129_ARMADURA_R0137. EST_S_LJES_PE_2130_ARMADURA_R0138. EST_S_LJES_PE_2131_ARMADURA_R0139. EST_S_LJES_PE_2132_ARMADURA_R0140. EST_S_LJES_PE_2133_ARMADURA_R0141. EST_S_LJES_PE_2134_ARMADURA_R0142. EST_S_LJES_PE_2135_ARMADURA_R0144. EST_S_VGAS_PE_2137_ARMADURA_R0145. EST_S_VGAS_PE_2138_ARMADURA_R0146. EST_S_VGAS_PE_2139_ARMADURA_R0147. EST_S_VGAS_PE_2140_ARMADURA_R0148. EST_S_VGAS_PE_2141_ARMADURA_R0149. EST_S_VGAS_PE_2142_ARMADURA_R0150. EST_S_VGAS_PE_2143_ARMADURA_R0151. EST_S_VGAS_PE_2144_ARMADURA_R0152. EST_S_VGAS_PE_2145_ARMADURA_R0153. EST_S_VGAS_PE_2146_ARMADURA_R0154. EST_S_VGAS_PE_2147_ARMADURA_R0155. EST_S_VGAS_PE_2148_ARMADURA_R0156. EST_S_VGAS_PE_2149_ARMADURA_R0157. EST_S_VGAS_PE_2150_ARMADURA_R0158. EST_S_VGAS_PE_2151_ARMADURA_R0159. EST_S_VGAS_PE_2152_ARMADURA_R0160. EST_S_VGAS_PE_2153_ARMADURA_R0161. EST_S_VGAS_PE_2154_ARMADURA_R01EST_P_LOCA_PE_3001_R02EST_M_LOCA_PE_3002_R02EST_M_LOCA_PE_3003_R02EST_M_LOCA_PE_3004_R01EST_M_LOCA_PE_3005_R01EST_M_TERR_PE_3007_R02EST_M_TERR_PE_3008_R03EST_P_LINF_PE_3011_R02EST_M_LINF_PE_3012_R02EST_M_LINF_PE_3013_R02EST_M_LINF_PE_3014_R02EST_P_LSUP_PE_3016_R03EST_M_LSUP_PE_3017_R02EST_M_LSUP_PE_3018_R02 EST_M_LSUP_PE_3019_R02EST_M_LSUP_PE_3020_R02EST_P_TERR_PE_3021_R00EST_M_TERR_PE_3022_R00EST_P_TERR_PE_3023_R01EST_P_TERR_PE_3024_R01EST_P_TERR_PE_3025_R01EST_M_LSUP_PE_3026_R01EST_M_LSUP_PE_3027_R01EST_M_LSUP_PE_3028_R01EST_M_LSUP_PE_3029_R01EST_P_LINF_PE_3030_R01EST_P_LINF_PE_3031_R01EST_P_LINF_PE_3032_R01EST_P_LINF_PE_3033_R01EST_M_LINF_PE_3034_R01EST_M_LINF_PE_3035_R01EST_M_LINF_PE_3036_R01EST_M_LINF_PE_3037_R01EST_M_LINF_PE_3038_R01EST_M_LINF_PE_3039_R01EST_M_LINF_PE_3040_R01EST_M_LINF_PE_3041_R01EST_P_LSUP_PE_3042_R01EST_P_LSUP_PE_3043_R01EST_P_LSUP_PE_3044_R01EST_P_LSUP_PE_3045_R01EST_M_LSUP_PE_3046_R01EST_M_LSUP_PE_3047_R01EST_M_LSUP_PE_3048_R01EST_M_LSUP_PE_3049_R01EST_M_LSUP_PE_3050_R01EST_M_LSUP_PE_3051_R01EST_M_LSUP_PE_3052_R01EST_M_LSUP_PE_3053_R01EST_P_TERR_PE_3054_R01EST_P_TERR_PE_3055_R01EST_M_TERR_PE_3056_R01EST_M_TERR_PE_3057_R01EST_M_TERR_PE_3058_R02EST_M_TERR_PE_3059_R01EST_M_TERR_PE_3060_R01LUM- PR.CENTRAL-COB-PE-LUMINOTECNICA-PBAIXA-6033-R02RESPOSTA (continuação da resposta anterior): A seguinte prancha já encontra-se disponíveL dentre os documentos técnicos disponibilizados. Para consulta-la verificar pasta "Marquise e Pssarela" através do caminho : Projetos Executivos > 3. INSTALAÇÕES > INSTALAÇÕES ELÉTRICAS > DESENHOS > Marquise e Passarela.INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4052_R02 - Nomenclatura correta: INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4052_R01INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4053_R02 - Nomenclatura correta: INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4053_R01INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4054_R02 - Nomenclatura correta: INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4054_R01A seguinte prancha já encontra-se disponíveL dentre os documentos técnicos disponibilizados. Para consulta-la verificar pasta "SALAS DE AULA" através do caminho : Projetos Executivos > 3. INSTALAÇÕES > INCÊNDIO > DESENHOS > DETECÇÃO DE FUMAÇA E EXTINTORES >SALAS DE AULA.INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0006_R07 - Nomenclatura correta: INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0006_R06-LayoutINS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0007_R07 - Nomenclatura correta: INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0007_R06-LayoutINS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0008_R07 - Nomenclatura correta: INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0008_R06-LayoutINS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV2_0010_R07 - Nomenclatura correta: INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0010_R06-LayoutINS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV2_0011_R07 - Nomenclatura correta: INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0011_R06-LayoutINS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV2_0012_R07 - Nomenclatura correta: INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0012_R06-LayoutINS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV3_0013_R07 - Nomenclatura correta: INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0013_R06-LayoutA seguinte prancha já encontra-se disponíveL dentre os documentos técnicos disponibilizados. Para consulta-la verificar pasta "EDIFÍCIO CENTRAL" através do caminho : Projetos Executivos > 3. INSTALAÇÕES > INCÊNDIO > DESENHOS > HIDRANTE E SPRINKLERS > EDIFÍCIO CENTRAL.INS_A_PE_INCÊNDIO_PLANTABAIXA_IMPL_002_R01 Nomenclatura correta: INS_A_PE_INCÊNDIO_PLANTABAIXA_IMPL_002_R00
Edited on:
17-Jan-2025 16:04
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Os arquivos listados abaixo estão descritos na lista de projetos porém os mesmos não foram disponibilizados. Poderia encaminhar?INS_A_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TIPO_4118_R02INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4052_R02INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4053_R02INS_C_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TERR_4054_R02INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0006_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0007_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV1_0008_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV2_0010_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV2_0011_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV2_0012_R07INS_S_PE_DETEÇÃO_PLANTABAIXA_PAV3_0013_R07INS_A_PE_INCÊNDIO_PLANTABAIXA_IMPL_002_R0121. EST_R_LJES_PE_2216_ARMADURA_R0101. EST_S_FUND_PE_2094_ARMADURA_R0102. EST_S_FUND_PE_2095_ARMADURA_R0103. EST_S_FUND_PE_2096_ARMADURA_R0104. EST_S_FUND_PE_2097_ARMADURA_R0105. EST_S_FUND_PE_2098_ARMADURA_R0106. EST_S_FUND_PE_2099_ARMADURA_R0107. EST_S_FUND_PE_2100_ARMADURA_R0108. EST_S_FUND_PE_2101_ARMADURA_R0109. EST_S_FUND_PE_2102_ARMADURA_R0110. EST_S_FUND_PE_2103_ARMADURA_R0111. EST_S_FUND_PE_2104_ARMADURA_R0112. EST_S_FUND_PE_2105_ARMADURA_R0113. EST_S_FUND_PE_2106_ARMADURA_R0114. EST_S_TERR_PE_2107_ARMADURA_R0115. EST_S_TERR_PE_2108_ARMADURA_R0116. EST_S_TERR_PE_2109_ARMADURA_R0117. EST_S_TERR_PE_2110_ARMADURA_R0118. EST_S_TERR_PE_2111_ARMADURA_R0119. EST_S_TERR_PE_2112_ARMADURA_R0120. EST_S_LPIS_PE_2113_ARMADURA_R0121. EST_S_LPIS_PE_2114_ARMADURA_R0122. EST_S_GERL_PE_2115_ARMADURA_R0123. EST_S_GERL_PE_2116_ARMADURA_R0124. EST_S_GERL_PE_2117_ARMADURA_R0125. EST_S_GERL_PE_2118_ARMADURA_R0126. EST_S_GERL_PE_2119_ARMADURA_R0127. EST_S_GERL_PE_2120_ARMADURA_R0128. EST_S_GERL_PE_2121_ARMADURA_R0129. EST_S_GERL_PE_2122_ARMADURA_R0130. EST_S_LJES_PE_2123_ARMADURA_R0131. EST_S_LJES_PE_2124_ARMADURA_R0132. EST_S_LJES_PE_2125_ARMADURA_R0133. EST_S_LJES_PE_2126_ARMADURA_R0134. EST_S_LJES_PE_2127_ARMADURA_R0135. EST_S_LJES_PE_2128_ARMADURA_R0136. EST_S_LJES_PE_2129_ARMADURA_R0137. EST_S_LJES_PE_2130_ARMADURA_R0138. EST_S_LJES_PE_2131_ARMADURA_R0139. EST_S_LJES_PE_2132_ARMADURA_R0140. EST_S_LJES_PE_2133_ARMADURA_R0141. EST_S_LJES_PE_2134_ARMADURA_R0142. EST_S_LJES_PE_2135_ARMADURA_R0144. EST_S_VGAS_PE_2137_ARMADURA_R0145. EST_S_VGAS_PE_2138_ARMADURA_R0146. EST_S_VGAS_PE_2139_ARMADURA_R0147. EST_S_VGAS_PE_2140_ARMADURA_R0148. EST_S_VGAS_PE_2141_ARMADURA_R0149. EST_S_VGAS_PE_2142_ARMADURA_R0150. EST_S_VGAS_PE_2143_ARMADURA_R0151. EST_S_VGAS_PE_2144_ARMADURA_R0152. EST_S_VGAS_PE_2145_ARMADURA_R0153. EST_S_VGAS_PE_2146_ARMADURA_R0154. EST_S_VGAS_PE_2147_ARMADURA_R0155. EST_S_VGAS_PE_2148_ARMADURA_R0156. EST_S_VGAS_PE_2149_ARMADURA_R0157. EST_S_VGAS_PE_2150_ARMADURA_R0158. EST_S_VGAS_PE_2151_ARMADURA_R0159. EST_S_VGAS_PE_2152_ARMADURA_R0160. EST_S_VGAS_PE_2153_ARMADURA_R0161. EST_S_VGAS_PE_2154_ARMADURA_R01EST_P_LOCA_PE_3001_R02EST_M_LOCA_PE_3002_R02EST_M_LOCA_PE_3003_R02EST_M_LOCA_PE_3004_R01EST_M_LOCA_PE_3005_R01EST_M_TERR_PE_3007_R02EST_M_TERR_PE_3008_R03EST_P_LINF_PE_3011_R02EST_M_LINF_PE_3012_R02EST_M_LINF_PE_3013_R02EST_M_LINF_PE_3014_R02EST_P_LSUP_PE_3016_R03EST_M_LSUP_PE_3017_R02EST_M_LSUP_PE_3018_R02EST_M_LSUP_PE_3019_R02EST_M_LSUP_PE_3020_R02EST_P_TERR_PE_3021_R00EST_M_TERR_PE_3022_R00EST_P_TERR_PE_3023_R01EST_P_TERR_PE_3024_R01EST_P_TERR_PE_3025_R01EST_M_LSUP_PE_3026_R01EST_M_LSUP_PE_3027_R01EST_M_LSUP_PE_3028_R01EST_M_LSUP_PE_3029_R01EST_P_LINF_PE_3030_R01EST_P_LINF_PE_3031_R01EST_P_LINF_PE_3032_R01EST_P_LINF_PE_3033_R01EST_M_LINF_PE_3034_R01EST_M_LINF_PE_3035_R01EST_M_LINF_PE_3036_R01EST_M_LINF_PE_3037_R01EST_M_LINF_PE_3038_R01EST_M_LINF_PE_3039_R01EST_M_LINF_PE_3040_R01EST_M_LINF_PE_3041_R01EST_P_LSUP_PE_3042_R01EST_P_LSUP_PE_3043_R01EST_P_LSUP_PE_3044_R01EST_P_LSUP_PE_3045_R01EST_M_LSUP_PE_3046_R01EST_M_LSUP_PE_3047_R01EST_M_LSUP_PE_3048_R01EST_M_LSUP_PE_3049_R01EST_M_LSUP_PE_3050_R01EST_M_LSUP_PE_3051_R01EST_M_LSUP_PE_3052_R01EST_M_LSUP_PE_3053_R01EST_P_TERR_PE_3054_R01EST_P_TERR_PE_3055_R01EST_M_TERR_PE_3056_R01EST_M_TERR_PE_3057_R01EST_M_TERR_PE_3058_R02EST_M_TERR_PE_3059_R01EST_M_TERR_PE_3060_R01LUM- PR.CENTRAL-COB-PE-LUMINOTECNICA-PBAIXA-6033-R02RESPOSTA:As pranchas mencionadas foram disponibilizadas no material técnico por meio da EMENDA 01 ao Edital.As seguintes pranchas já encontram-se disponíveis dentre os documentos técnicos disponibilizados. Para consulta-las verificar pasta "MARQUISE E PASSARELA" através do caminho : Projetos Executivos > 2 ESTRUTURA > DESENHOS > FORMAS > MARQUISE E PASSARELA.EST_P_LOCA_PE_3001_R02EST_M_LOCA_PE_3002_R02EST_M_LOCA_PE_3003_R02EST_M_LOCA_PE_3004_R01EST_M_LOCA_PE_3005_R01EST_M_TERR_PE_3007_R02EST_M_TERR_PE_3008_R03EST_P_LINF_PE_3011_R02EST_M_LINF_PE_3012_R02EST_M_LINF_PE_3013_R02EST_M_LINF_PE_3014_R02EST_P_LSUP_PE_3016_R03EST_M_LSUP_PE_3017_R02EST_M_LSUP_PE_3018_R02EST_M_LSUP_PE_3019_R02EST_M_LSUP_PE_3020_R02EST_P_TERR_PE_3054_R01EST_M_TERR_PE_3056_R01As seguintes pranchas já encontram-se disponíveis dentre os documentos técnicos disponibilizados. Para consulta-las verificar pasta "MARQUISE E PASSARELA" através do caminho : Projetos Executivos > 2 ESTRUTURA > DESENHOS > ARMADURAS > MARQUISE E PASSARELA.EST_P_TERR_PE_3021_R00EST_M_TERR_PE_3022_R00EST_P_TERR_PE_3023_R01EST_P_TERR_PE_3024_R01EST_P_TERR_PE_3025_R01EST_M_LSUP_PE_3026_R01EST_M_LSUP_PE_3027_R01EST_M_LSUP_PE_3028_R01EST_M_LSUP_PE_3029_R01EST_P_LINF_PE_3030_R01EST_P_LINF_PE_3031_R01EST_P_LINF_PE_3032_R01EST_P_LINF_PE_3033_R01EST_M_LINF_PE_3034_R01EST_M_LINF_PE_3035_R01EST_M_LINF_PE_3036_R01EST_M_LINF_PE_3037_R01EST_M_LINF_PE_3038_R01EST_M_LINF_PE_3039_R01EST_M_LINF_PE_3040_R01EST_M_LINF_PE_3041_R01EST_P_LSUP_PE_3042_R01EST_P_LSUP_PE_3043_R01EST_P_LSUP_PE_3044_R01EST_P_LSUP_PE_3045_R01EST_M_LSUP_PE_3046_R01EST_M_LSUP_PE_3047_R01EST_M_LSUP_PE_3048_R01EST_M_LSUP_PE_3049_R01EST_M_LSUP_PE_3050_R01EST_M_LSUP_PE_3051_R01EST_M_LSUP_PE_3052_R01EST_M_LSUP_PE_3053_R01EST_P_TERR_PE_3055_R01EST_M_TERR_PE_3057_R01EST_M_TERR_PE_3058_R02EST_M_TERR_PE_3059_R01EST_M_TERR_PE_3060_R01A seguinte prancha já encontra-se disponíveL dentre os documentos técnicos disponibilizados. Para consulta-la verificar pasta "EDIFÍCIO CENTRAL" através do caminho : Projetos Executivos > 3. INSTALAÇÕES > INSTALAÇÕES ELÉTRICAS > DESENHOS > EDIFÍCIO CENTRAL.INS_A_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TIPO_4118_R02 - Nomenclatura correta: INS_A_PE_ELETRICA_PLANTABAIXA_TIPO_4118_R03.Devido a uma limitação do sistema, a outra parte da resposta está publicada abaixo desta.
Edited on:
17-Jan-2025 15:57
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em relação ao MAPA DE COTAÇÕES, que será exigido entregar com a proposta, solicitamos maiores esclarecimentos e orientação sobre a forma de apresentação e critérios de aceitabilidade como questionado abaixo:1. Na colune QTDE, entendemos que deverá ser vinculado ao quantitativo total do insumo encontrado nas composições, correto nosso entendimento?2. A coluna "VOLUME" e "VOLUME TOTAL" repetida em cada Fornecedor deverá ser preenchida com qual informação se a quantidade já está no item questionado anteriormente?3. O que será tratado na coluna de "CUSTO AJUSTADO" repetida em cada Fornecedor? Entendemos que tendo o Custo Unit e Custo Total não será feito uso desta coluna indicada.4. Entende-se por ORIGEM a localização do fornecedor, correto?5. Está escrito na linha 8: "TABELA DE COTAÇÃO DE INSUMOS/SERVIÇOS ESPECIALIZADOS NÃO CONTEMPLADOS PELA TABELA SINAPI E SICRO", porém durante a sessão de esclarecimentos entendemos que 100% dos insumos deveriam ser apresentados e vinculados às composições. Assim, questionamos novamente: Insumos utilizados que foram do SINAPI e SICRO não precisarão ser apresentados, correto?6. Será obrigatório considerar a MEDIANA dos preços dos fornecedores ou pode ser adotado menor preço, conforme critério da própria proponente?7. Na coluna "Justificativa para Escolha", o que será exigido como indicação visto que na coluna anterior se indica como "MEDIANA PREÇO"?8. Em função do prazo do certame e extenso número de insumos para as composições, é sabido que não receberemos todas as cotações necessários. Por isso, questionamos se serão aceitos valores no mapa de cotações do banco de dados próprio da empresa como referência? Caso não aceito valores próprios da proponente, solicitamos que nos indiquem como proceder, visto que o SINAPI e SICRO não atendem integralmente as especificações deste projeto.9. Também considerando a pendência de retorno que algumas cotações, serão aceitos itens com apenas UM fornecedor indicado no mapa?10. O frete dos insumos poderão ser apresentados somados ao Custo Unitário? Caso negativo, solicitamos que seja indicado a forma correta para consideração.RESPOSTA:Considerando a publicação da Ata Visita Técnica e Sessão de Esclarecimentos - ITB/2024/55082, informa-se que a aba “Mapa de Cotações” foi suprimida da planilha orçamentária conforme publicado na EMENDA 01 ao Edital.
Edited on:
17-Jan-2025 15:51
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Gostaríamos de saber quando receberemos a ATA, o material de apresentação e o certificado de participação da visita técnica realizada em 08/01/2025, referente à reunião de dúvidas.RESPOSTA:A Ata foi publicada por meio da EMENDA 01 ao ITB, disponibilizada na aba DOCUMENTS do eSourcing. Os certificados já foram compartilhados com as licitantes participantes da visita técnica.
Edited on:
17-Jan-2025 15:48
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Entendemos que todos os projetos executivos, bem como todas as licenças, autorizações, taxas e emolumentos são de responsabilidade da UNILA, está correto o entendimento?RESPOSTA:O entendimento não está correto. Em relação aos projetos executivos da obra já estão disponibilizados. Em relação as licenças, autorizações, taxas e emolumentos, estas são de responsabilidade da Contratada.PERGUNTA:Nos documentos disponibilizados, identificamos 02 projetos de Planejamento do Canteiro de Obras. Entendemos que esse planejamento representa sugestões do contrante e cada licitante pode adotar esta solução ou desenvolver seu próprio planejamento conforme julgar necessário. Está correto o entendimento?.RESPOSTA:Sim, o entendimento está correto. PERGUNTA:Na planilha orçamentária consta apenas o serviço de recuperação estrutural com serviços de limpeza, lixamento, tratamento de fissuras e aplicação de grout. Desta forma entendemos que não será necessário reforços estruturais. Está correto o entendimento? Caso seja necessário reforços estruturais, solicitamos os projetos necessários para orçamentação deste serviço.RESPOSTA:Sim, o entendimento está correto.
Edited on:
17-Jan-2025 15:45
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA: O projeto de terraplenagem refere-se apenas ao sistema viário entorno do edifícios e do terreno, não é informado quais locais já foram executados. Desta forma, entendemos que deve ser considerado somente a terraplenagem do sistema viário apresentado em projeto (estacionamento e vias de acesso). Está correto o entendimento?RESPOSTA:Sim, o entendimento está correto.PERGUNTA:Compreendemos que a cota atual do terreno no entorno das edificações já corresponde a cota final, não havendo necessidade de ajustes do terreno para ser executado o plantio de grama. Está correto o entendimento?RESPOSTA:Sim, o entendimento está correto.PERGUNTA:Nos projetos de layout de arquitetura é apresentado a lista de mobiliários tais como mesas, cadeiras, poltronas etc., entendemos que o fornecimento e instalação destes mobiliários não fazem parte do escopo deste edital. Está correto o entendimento? Caso seja escopo deste edital o fornecimento dos mobiliários, solicitamos a inclusão deste item na planilha orçamentária.RESPOSTA:Sim, o entendimento está correto.PERGUNTA:Entendemos que os auditórios não possuem sistema de cenotecnia, está correto o entendimento? Caso seja escopo deste edital o fornecimento do sistema de cenotecnia, solicitamos a inclusão deste item na planilha orçamentária, bem como o fornecimento dos projetos e especificações a serem consideradas na proposta.RESPOSTA:Sim, o entendimento está correto.PERGUNTA:Na planilha orçamentária de Central de Utilidades existe apenas serviços de recuperação estrutural, porém conforme é descrito nos projetos, a parte da Central GLP, Óleo Diesel e Triturador, a estrutura ainda não foi executada. Poderia revisar a planilha orçamentária considerando este item?RESPOSTA:A Central de GLP, Óleo Disel e Triturador não fazem parte do escopo do projeto, portanto, não serão executados.PERGUNTA:As marquises e passarelas possuem estrutura de concreto com aço protendido, porém a planilha orçamentária desta área não contempla estes serviços. Poderia incluir?RESPOSTA:A planilha orçamentária foi atualizada e publicada por meio do Adendo 01 ao Edital.PERGUNTA: Ao elaborar a planilha orçamentária devemos seguir a porcentagem dos subitens do Anexo V – Eventograma ou as porcentagens poderão ser alteradas conforme o orçamento da proponente?RESPOSTA:Para o preenchimento do cronograma físico- financeiro não será necessário seguir o eventograma.PERGUNTA:Na Seção I é mencionada em vários artigos que a proposta deve atender especificação dos Detalhes (Particulars), não encontramos esse documento solicitamos por gentileza a disponibilização do mesmo.RESPOSTA:DETAILS refere-se a aba do eSourcing, sistema oficial de licitações do UNOPS. PERGUNTA:No anexo V – Requisitos é informado a proibição de permanência de pessoas na área das linhas de transmissão, porém a execução da via de acesso que faz parte do escopo passa por essa área, como devemos proceder?RESPOSTA: É vedada a ocupação das áreas de servidão das linhas de transmissão por estruturas fixas provisórias e/ou definitivas, não havendo restrição para execução dos serviços. Entretanto, conforme disposto no Edital todas as ações que possam envolver riscos à integridade das linhas de transmissão devem ser previamente informadas ao CONTRATANTE, ao Engenheiro e à fiscalização.
Edited on:
17-Jan-2025 15:40
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na planilha orçamentária está previsto LICENÇA DE INSTALAÇÃO para cada prédio. Entendemos durante a visita técnica que esta licença já existe por parte da CONTRATANTE, portanto não será parte do escopo da CONTRATADA. Correto nosso entendimento?RESPOSTA:O entendimento não está correto. O projeto conta com Licença de Instalação vigente, entretanto, a obtenção de qualquer atualização e/ou renovação será de responsabilidade contratada, razão pela qual integra o escopo da contratação.
Edited on:
17-Jan-2025 15:30
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Encontramos algumas divergência nas informações dos QGBT. Segue como exemplo:Na planilha orçamentária do Edifício Central, temos o item 10.5.1.1 "QUADROS ELÉTRICOS DE ILUMINAÇÃO - QDL COM 14 DISJ 1X16A E CHAVE GERAL 3x20A.", porém analisando o projeto a quantidade e descrição dos disjuntores não corresponde ao descritivo da planilha.Solicitamos uma revisão na planilha, para compatibilizar com todos os diagramas de projeto.RESPOSTA:Considerando o exemplo apresentado, destacamos que conforme disposto no diagrama unifilar constante na prancha 4121 R-02 (INS_A_PE_ELETRICA_DIAGRAMA_TIPO_4121_R02), a descrição está de acordo com o projeto. Ademais a composição de preço é de responsabilidade do licitante.
Edited on:
17-Jan-2025 15:24
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em função do recesso do final do ano, a maioria dos fornecedores não estavam disponíveis para início dos trabalhos orçamentários. O contrato sendo baseado em preços globais, apresenta um risco muito alto tanto ao contratante quanto ao contratado, no que tange a um prazo razoável para que seja apresentado um trabalho orçamentário consistente e de qualidade. Em função disso, solicitamos a prorrogação do prazo de entrega da proposta. O Unops está avaliando isto?RESPOSTA:Os prazos foram ampliados conforme detalhado na EMENDA 01 ao Edital e na aba GENERAL e PARTICULARS do eSourcing.
Edited on:
17-Jan-2025 15:20
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Na Seção II do ITB (“Método e Critérios de Avaliação”), especificamente no item “3. Critérios Técnicos”, Parte 1: “Capacidade e Experiência do Licitante”, estão listadas as exigências em execução de obras que são demandas e serão avaliadas para comprovar a Capacidade Técnico-Operacional das empresas licitantes. Os subitens 1.1 a 1.6, englobando a Experiência Geral e a Específica preveem limitação de tempo para comprovação de execução de serviços.Exemplificativamente transcreve-se o subitem 1.1:1.1Experiência Geral:O licitante deverá comprovar a execução, nos últimos quinze (15) anos, contados da data de abertura das ofertas, de pelo menos dois (2) contratos de obras de edificações, em concreto armado para o setor público ou privado com áreas construídas mínimas de 50.000 m².A comprovação deve ser relativa a obras novas. Não serão aceitas comprovações cujo escopo seja relativo a obras de reforma, retrofit e ampliação.Os documentos comprobatórios devem atestar que a obra está 100% concluída ou, no mínimo, que foi emitido.A limitação de tempo aos “últimos quinze (15) anos” constitui uma restrição indevida à comprovação de experiência, pois contraria os Princípios Gerais do Manual de Aquisições do UNOPS, na medida em que quebra a isonomia entre os licitantes e diminui a competitividade:General procurement principles2.5. The following general principles should receive due consideration when undertaking the procurement activities of UNOPS:(a) Best value for money;(b) Fairness, integrity and transparency;(c) Effective competition; and(d) The best interests of UNOPS and its clients (Fin. Reg. 18.02)2.6. Best value for money shall be understood as the trade-off between price and performance that provides the greatest overall benefit under the specified selection criteria (Fin. Reg. 1.02).2.7. Fairness, integrity and transparency shall refer to offering equal opportunities to vendors, and ensuring that procurement activities are carried out with probity by both UNOPS personnel and vendors through the provision of a high level of visibility and openness throughout the procurement process.Além disso, a Lei Federal Brasileira de Licitações nº 14.133/2021, veda qualquer espécie de limitações temporais nas exigências de qualificação técnica:Art. 67. A documentação relativa à qualificação técnico-profissional e técnico-operacional será restrita a:(...) § 2º Observado o disposto no caput e no § 1º deste artigo, será admitida a exigência de atestados com quantidades mínimas de até 50% (cinquenta por cento) das parcelas de que trata o referido parágrafo, vedadas limitações de tempo e de locais específicos relativas aos atestados. Diante do exposto, solicita-se a exclusão da limitação temporal presente nos subitens 1.1 a 1.6 citados, consubstanciada na expressão “nos últimos quinze (15) anos”, em razão de estar em desacordo com os Princípios Gerais da UNOPS e da Lei de Licitações Brasileira.RESPOSTA:Considerando a data de publicação da Ata Visita Técnica e Sessão de Esclarecimentos - ITB/2024/55082, informa-se que a exigência de 15 (quinze) anos foi suprimida conforme publicado na ADENDA 01 ao Edital
Edited on:
17-Jan-2025 15:18
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Considerando que o objetivo do consórcio é somar experiências e capacidade financeira, será aceito o somatório da experiência técnica dos licitantes reunidos em consórcio?RESPOSTA:Destacamos que não é perminido o somatório de experiência técnica, conforme orientação preconizada na Seção II Métodos e Critérios de Avaliação - Parte 1 - Capacidade e Experiência do Licitante: "No caso de apresentação de ofertas como Joint Venture, consórcio ou associação de empresas, é suficiente que uma das empresas participantes tenda ao requisito. Para as licitantes que tenham participado de associações ou consórcios com outras empresas em contratos passados, e que desejem incorporar esses contratos como Experiência Específica, será considerada a participação efetiva da empresa na associação ou consórcio, que deve ser devidamente indicada. Neste caso, deve-se enviar com a oferta uma cópia do contrato de operação conjunta, consórcio ou associação de empresas detalhando o percentual de participação de cada membro". Destacamos ainda, que o critério deverá ser atendido de forma individual, sendo suficiente que somente uma das consorciadas cumpra com a totalidade do requisito. PERGUNTA: Será aceito o somatório de atestados de um mesmo licitante cujos serviços tenham sido executados de forma concomitante?RESPOSTA:O somatório de atestados de um mesmo licitante não será aceito. Verificar o que está estabelecido na Seção II Métodos e Critérios de Avaliação disponível na aba documentos.PERGUNTA:Requereu-se a comprovação de experiência na execução de estrutura em concreto protendido com volume igual ou superior a 8.000m³ (item 1.3 da parte 1: capacidade e experiência do licitante), contudo, tal serviço é usualmente realizado em peças, de modo que é medido e atestado pela área da estrutura, em metros quadrados e sem indicação da espessura. Neste caso, qual será a área equivalente a ser comprovada em metros quadrados?RESPOSTA:Destacamos que para atendimento do critério caso o atestado não demonstre expressamente volume requerido, o licitante poderá enviar documentos complementares que evidenciem ou permitam aferir o volume do serviço contemplado no atestado.
Edited on:
17-Jan-2025 15:13
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Identificamos a ausência dos seguintes arquivos de Estrutura da Relação de Projetos Executivos. Solicitamos o envio desses arquivos:21. H2438-P-R3 - EST_R_LJES_PE_2216_ARMADURA_R01;01. EST_S_FUND_PE_2094_ARMADURA_R01;02. EST_S_FUND_PE_2095_ARMADURA_R01;03. EST_S_FUND_PE_2096_ARMADURA_R01;04. EST_S_FUND_PE_2097_ARMADURA_R01;05. EST_S_FUND_PE_2098_ARMADURA_R01;06. EST_S_FUND_PE_2099_ARMADURA_R01;07. EST_S_FUND_PE_2100_ARMADURA_R01;08. EST_S_FUND_PE_2101_ARMADURA_R01;09. EST_S_FUND_PE_2102_ARMADURA_R01;10. EST_S_FUND_PE_2103_ARMADURA_R01;11. EST_S_FUND_PE_2104_ARMADURA_R01;12. EST_S_FUND_PE_2105_ARMADURA_R01;13. EST_S_FUND_PE_2106_ARMADURA_R01;14. EST_S_TERR_PE_2107_ARMADURA_R01;15. EST_S_TERR_PE_2108_ARMADURA_R01;16. EST_S_TERR_PE_2109_ARMADURA_R01;17. EST_S_TERR_PE_2110_ARMADURA_R01;18. EST_S_TERR_PE_2111_ARMADURA_R01;19. EST_S_TERR_PE_2112_ARMADURA_R01;20. EST_S_LPIS_PE_2113_ARMADURA_R01;21. EST_S_LPIS_PE_2114_ARMADURA_R01;22. EST_S_GERL_PE_2115_ARMADURA_R01;23. EST_S_GERL_PE_2116_ARMADURA_R01;24. EST_S_GERL_PE_2117_ARMADURA_R01;25. EST_S_GERL_PE_2118_ARMADURA_R01;26. EST_S_GERL_PE_2119_ARMADURA_R01;27. EST_S_GERL_PE_2120_ARMADURA_R01;28. EST_S_GERL_PE_2121_ARMADURA_R01;29. EST_S_GERL_PE_2122_ARMADURA_R01;30. EST_S_LJES_PE_2123_ARMADURA_R01;31. EST_S_LJES_PE_2124_ARMADURA_R01;32. EST_S_LJES_PE_2125_ARMADURA_R01;33. EST_S_LJES_PE_2126_ARMADURA_R01;34. EST_S_LJES_PE_2127_ARMADURA_R01;35. EST_S_LJES_PE_2128_ARMADURA_R01;36. EST_S_LJES_PE_2129_ARMADURA_R01;37. EST_S_LJES_PE_2130_ARMADURA_R01;38. EST_S_LJES_PE_2131_ARMADURA_R01;39. EST_S_LJES_PE_2132_ARMADURA_R01;40. EST_S_LJES_PE_2133_ARMADURA_R01;41. EST_S_LJES_PE_2134_ARMADURA_R01;42. EST_S_LJES_PE_2135_ARMADURA_R01;44. EST_S_VGAS_PE_2137_ARMADURA_R01;45. EST_S_VGAS_PE_2138_ARMADURA_R01;46. EST_S_VGAS_PE_2139_ARMADURA_R01;47. EST_S_VGAS_PE_2140_ARMADURA_R01;48. EST_S_VGAS_PE_2141_ARMADURA_R01;49. EST_S_VGAS_PE_2142_ARMADURA_R01;50. EST_S_VGAS_PE_2143_ARMADURA_R01;51. EST_S_VGAS_PE_2144_ARMADURA_R01;52. EST_S_VGAS_PE_2145_ARMADURA_R01;53. EST_S_VGAS_PE_2146_ARMADURA_R01;54. EST_S_VGAS_PE_2147_ARMADURA_R01;55. EST_S_VGAS_PE_2148_ARMADURA_R01;56. EST_S_VGAS_PE_2149_ARMADURA_R01;57. EST_S_VGAS_PE_2150_ARMADURA_R01;58. EST_S_VGAS_PE_2151_ARMADURA_R01;59. EST_S_VGAS_PE_2152_ARMADURA_R01;60. EST_S_VGAS_PE_2153_ARMADURA_R01;61. EST_S_VGAS_PE_2154_ARMADURA_R01;01. EST_C_SUBS_PE_2235_FORMA_R02;02. EST_C_TERR_PE_2236_FORMA_R02;03. EST_C_DETL_PE_2237_FORMA_R02;04. EST_C_GERL_PE_2238_FORMA_R02;05. EST_C_CORT_PE_2239_FORMA_R02;06. EST_C_DETL_PE_2240_FORMA_R02;07. EST_C_GERL_PE_2241_FORMA_R02;08. EST_C_GERL_PE_2242_FORMA_R02;09. EST_C_GERL_PE_2243_FORMA_R02;RESPOSTA:As seguintes pranchas já encontram-se disponíveis dentre os documentos técnicos disponibilizados. Para consulta-las verificar pasta "CENTRAL DE UTILIDADES E GALERIAS" através do caminho : Projetos Executivos > 2 ESTRUTURA > DESENHOS > FORMAS > CENTRAL DE UTILIDADES E GALERIAS.01. EST_C_SUBS_PE_2235_FORMA_R02;02. EST_C_TERR_PE_2236_FORMA_R02;03. EST_C_DETL_PE_2237_FORMA_R02;04. EST_C_GERL_PE_2238_FORMA_R02;05. EST_C_CORT_PE_2239_FORMA_R02;06. EST_C_DETL_PE_2240_FORMA_R02;07. EST_C_GERL_PE_2241_FORMA_R02;08. EST_C_GERL_PE_2242_FORMA_R02;09. EST_C_GERL_PE_2243_FORMA_R02;Demais pranchas mencionadas foram disponibilizadas no material técnico por meio do Adendo 01 ao Edital.
Edited on:
17-Jan-2025 15:05
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em relação ao Prédio Central (Central Administrativa): considerando as divergências das informações, receberemos os projetos e planilha revisados? O quantitativo da planilha modelo enviada está em acordo com as respostas deste questionamento?RESPOSTA:Informamos que os desenhos de projeto indicam corretamente 18 pavimentos tipo e cobertura. A altura total indicada no memorial descritivo foi corrigida e o documento revisado está disponibilizado no material técnico.
Edited on:
17-Jan-2025 15:01
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em relação à planilha de orçamento modelo fornecida, verificamos que muitos serviços de obra estão com BDI Diferenciado, não somente equipamentos e Administração Local, como esquadrias, tubulação de água gelada, dutos, grelhas, e outros que não concordamos com a aplicação. Podemos alterar o vínculo do BDI ou será obrigatório utilizar a definição da CONTRATANTE?RESPOSTA:Não é permitido alterar o vínculo do BDI. Informamos que a a incidência do BDI foi revisada e a planilha orçamentária atualizada publicada por meio da EMENDA 01 ao Edital.
Edited on:
17-Jan-2025 14:57
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Devido ao regime de contratação em EMPREITADA GLOBAL, é essencial realizar uma avaliação abrangente de todos os projetos e seus quantitativos. Contudo, o volume de documentação, proporcional ao porte da obra, evidencia que o prazo atual para entrega da proposta prejudica a elaboração do orçamento. Essa condição eleva os riscos e limita as oportunidades de redução de custos que poderiam ser repassadas à CONTRATANTE.Além disso, o período de festas de final de ano acarreta o recesso de diversos fornecedores, reduzindo as possibilidades de obtenção de cotações necessárias para a composição da proposta. Por estas razões, solicitamos a extensão do prazo de entrega.RESPOSTA:Os prazos foram ampliados conforme detalhado na EMENDA 01 ao Edital e na aba GENERAL e PARTICULARS do eSourcing.
Edited on:
17-Jan-2025 14:53
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Vem respeitosamente, por meio desta, solicitar a prorrogação do prazo fixado para a abertura do presente procedimento licitatório, inicialmente agendada para o dia 20/01/2025, com base nas considerações e justificativas a seguir expostas.A complexidade deste objeto licitado, que exige a elaboração de orçamentos detalhados, análise de fornecedores especializados e planejamento minucioso das etapas da obra ou serviço, demanda tempo para a correta apuração de todos os custos envolvidos. A elaboração de propostas orçamentárias consistentes requer a pesquisa e avaliação detalhada de diversos fatores.É prudente destacar que em função do período de final de ano e das festas comemorativas, muitos fornecedores e empresas especializadas entram em recesso ou apresentam um quadro reduzido de funcionamento. Este fator, inerente à dinâmica do mercado em diversos setores, restringe o acesso às informações necessárias para a elaboração dos orçamentos, comprometendo a capacidade de obtenção de cotações precisas e competitivas. Portanto, considerando a necessidade de consultar fornecedores essenciais para o correto desenvolvimento das propostas e o fato de que muitas dessas empresas estarão em período de recesso, a solicitação de prorrogação é uma medida prudente e que visa assegurar a competitividade e a qualidade das propostas, respeitando o calendário do mercado e a dinâmica das empresas envolvidas.A prorrogação do prazo solicitado contribuirá para a realização de um processo licitatório mais robusto e transparente, com propostas que atendam com exatidão a todas as necessidades e garantam a realização da obra ou serviço conforme os parâmetros técnicos estabelecidos. Nesse sentido, visando garantir um processo licitatório transparente e compatível com a realidade do mercado, a fim de possibilitar a apresentação de propostas que reflitam a real capacidade de execução da obra ou serviço licitado, sem comprometimento da qualidade ou do equilíbrio econômico-financeiro das propostas. a empresa a aguarda deferimento da presente solicitação.RESPOSTA:Os prazos foram ampliados conforme detalhado na EMENDA 01 ao Edital e na aba GENERAL e PARTICULARS do eSourcing.
Edited on:
17-Jan-2025 14:49
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Vem ratificar o pedido de adiamento enviado em 13/12/2024 á UNOPS, solicitando que a data de entrega da proposta seja postergada em 45 dias, em virtude das razões e fatos a seguir:. obra de grande vulto;. modalidade de contratação por preço global;. complexidade e diversidade dos serviços envolvidos;. dificuldade de cotação de insumos e serviços em função da época do ano;. ausência de divulgação dos preços referenciais na planilha analítica do orçamento descritivo;. necessidade de apresentação de todas as composições de preços unitários;. quantidade de preços a serem compostos (são aproximadamente 1.400);Somente como referência, informamos que exatamente neste momento a NOVACAP está licitando em Brasília as obras de conclusão da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF 1, contratação estimada em R$ 600 milhões, estabelecendo prazo de 90 dias para a entrega das propostas.Sendo o que nos apresenta para o momento, antecipamos agradecimentos.RESPOSTA:Os prazos foram ampliados conforme detalhado na EMENDA 01 ao Edital e na aba GENERAL e PARTICULARS do eSourcing.
Edited on:
17-Jan-2025 14:44
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Prezados senhores,a empresa vem respeitosamente solicitar a UNOPS, verificar a possibilidade de postergação da data de entrega da proposta para dia 09/03/2025 , tendo em vista que a contratação será a Preço Global, e devido ao fato nessa época do ano a maioria dos fornecedores estarão em férias, dificultando a cotação de insumos e serviços. Essa postergação viabiliza também elaborarmos uma proposta mais competitiva e bem estudada.RESPOSTA:Os prazos foram ampliados conforme detalhado na EMENDA 01 ao Edital e na aba GENERAL e PARTICULARS do eSourcing.
Edited on:
17-Jan-2025 14:40
Edited by:
webservice@unops.org
New amendment added #1: EMENDA 01 ao EditalPor meio desta emenda são feitas as seguintes alterações:(1) Na aba PARTICULARS do eSourcing, publica-se a nova data para realização de visita técnica obrigatória à obra, sendo: 27 de janeiro de 2025 às 10h (horário de Brasília). Ponto de encontro: Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, Av. Tancredo Neves, 6731 - Conj. C, Foz do Iguaçu - PR, 85867-318.Os licitantes interessados deverão antecipadamente enviar no email (comprasbr@unops.org), indicando os nomes dos representantes da empresa que vão participar da visita ao local. A visita ao local é uma premissa obrigatória para a participação neste processo licitatório. Maiores detalhes sobre a visita encontram-se na aba Particulars do eSourcing. (2) Na aba GENERAL do eSourcing, publica-se o novo prazo para solicitação de esclarecimentos, sendo: 2025-01-30 21:00 UTC (30 de janeiro de 2025 21h UTC ou 18h horário de Brasília).(3) Na aba GENERAL do eSourcing, publica-se o novo prazo para apresentação de propostas, sendo: 2025-02-10 21:00 UTC (10 de fevereiro de 2025 21h UTC ou 18h horário de Brasília).(4) Publica-se o documento “[ITB/2024/55082] Grandes Obras - EMENDA 01” nos quais são listadas as alterações realizadas nos seguintes documentos do ITB:[ITB/2024/55082] Grandes Obras_ Seção II - Método e Critérios de Avaliação (EMENDA 01);[ITB/2024/55082] Grandes Obras_ Seção IV - Anexos de Informações (EMENDA 01);[ITB/2024/55082] Grandes Obras_ Seção V - Requisitos (EMENDA 01);[ITB/2024/55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (EMENDA 01).As versões ajustadas destes documentos também são disponibilizadas na aba DOCUMENTS do eSourcing.(5) Publica-se a ata da visita técnica e sessão de esclarecimentos, assim como a apresentação em slides, ambas realizadas no dia 08/01/2025. O documento encontra-se disponível na aba DOCUMENTS do eSourcing. (6) Publicam-se novos documentos técnicos de projeto, conforme detalhado no documento “Relação de Alterações dos Projetos Executivos - UNILA” da documentação técnica, para:- Projetos de Instalações: Revisados parte dos projetos da disciplina de Engenharia Elétrica, HVAC, SPDA e Combate a Incêndio.- Projetos de Estruturas: Foram adicionadas pranchas faltantes e Foram atualizados documentos técnicos.- Projeto Viários: Foram atualizados documentos técnicos.- Projetos Luminotécnicos: Foram atualizados documentos técnicos.Para acesso aos projetos, o licitante deverá:1) Concordar com e assinar o documento de Termo de Confidencialidade disponibilizado na aba DOCUMENTS do eSourcing, denominado “[ITB_2024_55082] Termo de Confidencialidade para acesso ao Material Técnico (EMENDA 01)”;2) Enviar o documento assinado para o email: comprasbr@unops.org;3) Após encaminhar o termo assinado, o licitante receberá, por e-mail, um link para acessar os arquivos do Material Técnico.Os licitantes que já solicitaram acesso à documentação técnica devem utilizar do mesmo link disponibilizado anteriormente para acessar à documentação ajustada, familiarizando-se com esta, que deve ser considerada na proposta.(7) Publica-se a versão ajustada do documento de orçamento, agora denominado “[ITB_2024_55082] Grandes Obras_ Seção VI - Anexos da Oferta (ANEXO 0.1 B - PREÇO DO CONTRATO) (EMENDA 01)”, disponível na aba DOCUMENTS do eSourcing. As alterações realizadas estão listadas no documento “[ITB/2024/55082] Grandes Obras - EMENDA 01”.
Edited on:
15-Jan-2025 23:05
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:A empresa com fulcro sem arte. 5º da Seção I (Instruções aos Licitantes) do ITB, informe e solicite o que segue no link.RESPOTA:Solicitamos que a empresa envie consultas por escrito através deste sistema, pois não conseguimos acessar o arquivo.
Edited on:
10-Jan-2025 21:04
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em relação ao "REVESTIMENTO TERMOACÚSTICO DE FIBRAS MINERAIS FLEXÍVEIS EM PAINÉIS DE LÃ DE ROCHA, DA FIBERTHERM OU SIMILAR, INCLUSO ESTRUTURA METÁLICA, APLICADO EM PAREDE", não identificamos em projeto a especificação de espessura do material. Solicitamos maior detalhamento sobre a especifiação para considerarmos no orçamento.RESPOSTA:As informações quanto à especificação do material estão disponíveis no documento "ARQ_S_0001_PE_TIPO_MEM_R03" na página 11.
Edited on:
07-Jan-2025 16:25
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA: O projeto da prancha 2167 ( '74. EST_S_ESCD_PE_2167_ARMADURA_R01' ) do Prédio de Aulas será disponibilizado? Não está listado na Relação de Projetos Executivos, porém entendemos que poderá ser parte integrante do escopo.RESPOSTA: A prancha não faz parte da documentação técnica e devido a isso não será compartilhada.
Edited on:
07-Jan-2025 16:23
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:As pranchas de Estrutura 2181, 2285, 2286, 2287, 2288, 2289, 2290, 2291, 2292, 2293, 2294, 2295, 2296, 2297, 2298, 2299 e 2300 que não foram disponibilizadas não fazem parte do escopo?RESPOSTA: A prancha 2181 não faz parte da documentação técnica e devido a isso não será compartilhada. Em relação ás pranchas 2285, 2286, 2287, 2288, 2289, 2290, 2291, 2292, 2293, 2294, 2295, 2296, 2297, 2298, 2299 e 2300, informamos que o projeto em questão é finalizado na prancha 2284 e portanto as pranchas seguintes não foram elaboradas e não farão parte da documentação técnica.
Edited on:
07-Jan-2025 16:21
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Entende-se que há uma planta complementar de formas para os Espelhos D'água que não está na lista de projetos (possivelmente prancha 2278), correto? Caso afirmativo, ela pode ser disponibilizada? RESPOSTA:A prancha não faz parte da documentação técnica e devido a isso não será compartilhada.
Edited on:
07-Jan-2025 16:19
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Entendemos que não houve nenhum avanço na execução da Central e Utilidades, nem mesmo nas fundações. Nosso entendimento está correto?RESPOSTA:A Central de Utilidades é subterrânea e apenas a sua estrutura em concreto armado e fundação estão executadas. Em relação às galerias técnicas subterrâneas que interligam os edifícios com a Central de Utilidades, estão executadas apenas as estruturas de concreto armado e fundação na parcela do terreno delimitada para a fase 1.
Edited on:
06-Jan-2025 20:01
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Entendemos que não houve nenhum avanço na execução das Passarelas e Marquises. Nosso entendimento está correto?RESPOSTA:Não foi iniciada a execução das Passarelas e Marquises.
Edited on:
06-Jan-2025 19:59
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Entende-se que não houve início na execução dos Espelhos D'água. Nosso entendimento está correto? RESPOSTA:Informamos que não foi iniciada a execução de nenhum dos espelhos d'água.
Edited on:
06-Jan-2025 19:55
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em relação ao Prédio Central (Central Administrativa): Identificamos que os projetos estruturais indicam quantidades de repetições até o 18º pavimento, enquanto na NOTA 3 da prancha '08. EST_A_CORT_PE_2008_FORMA_R02' descreve que devem ser eliminados 5 pavimentos. Neste prédio, quantos pavimentos devemos considerar previstos corretamente para a execução desta concorrência?RESPOSTA:A estrutura do Edifício Central de Administração será executada com 18 pavimentos tipo e cobertura.PERGUNTA:Em relação ao Prédio Central (Central Administrativa): A Central Administrativa será executada até o nível 89,85 m como descreve no documento 'EST_A_MDES_PE_ MEMORIAL DESCRITIVO_R00' ou será até o nível 86,36 m da prancha '09. EST_A_CORT_PE_2009_FORMA_R02'?RESPOSTA:A elevação do último pavimento da estrutura (coroamento) a ser considerada é a elevação +86,365, conforme a prancha '09. EST_A_CORT_PE_2009_FORMA_R02'.
Edited on:
06-Jan-2025 19:47
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Identificamos pelo projeto Estrutural de Armaduras > Geral que estão previstos seis reservatórios, conforme as pranchas '3856DCH2011P(1)R0'; '3856DCH2015P(1)R0'; '3856DCH2016P(1)R0'; '3856DCH2017P(1)R0'; '3856DCH2018P(1)R0' e '3856DCH2019P(1)R0'. Serão esses os reservatórios executados? RESPOSTA:Serão executados apenas os reservatórios referentes à fase 1 do empreendimento, quais sejam, os reservatórios relacionados às edificações do Ed. Central de Administração, Ed. do Restaurante e Ed. Salas de Aula. Os demais não serão executados nesta fase.
Edited on:
06-Jan-2025 19:39
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Será obrigatória a apresentação de todas as composições de custos unitárias ou somente dos serviços que foram indicados nesta aba (COMPOSIÇÕES)?RESPOSTA:Os licitantes deverão apresentar todas as composições de custos unitários de nos moldes contidos na aba COMPOSIÇÕES do documento denominado Seção VI - Anexos da Oferta (Anexo 0.1 B- PREÇO DO CONTRATO).
Edited on:
06-Jan-2025 19:19
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Caso identifiquemos a falta de algum serviço na planilha analítica, devemos incluir em uma nova linha ou será tratado como aditivo contratual futuramente?RESPOSTA:Não é permitido implementar qualquer alteração no documento denominado Seção VI - Anexos da Oferta (Anexo 0.1 B- PREÇO DO CONTRATO), conforme disposto nos termos preconizados no Artigo 5º - ERROS OU OMISSÕES das Seção I – Instruções aos licitantes, “os licitantes devem notificar imediatamente através no sistema eSourcing e durante o prazo para enviar perguntas, sobre quaisquer ambiguidades, erros, omissões, discrepâncias, inconsistências ou outras falhas em qualquer parte do ITB, fornecendo detalhes completos dessas questões".
Edited on:
06-Jan-2025 19:18
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Pregunta: Em relação à planilha de orçamento modelo fornecida podemos alterar as quantidades indicadas na Planilha Analítica, visto se tratar de uma empreitada global?RESPOSTA:Não é permitido implementar qualquer alteração no documento denominado Seção VI - Anexos da Oferta (Anexo 0.1 B- PREÇO DO CONTRATO), conforme disposto nos termos preconizados no Artigo 5º - ERROS OU OMISSÕES das Seção I – Instruções aos licitantes, “os licitantes devem notificar, através no sistema eSourcing e durante o prazo para enviar perguntas, sobre quaisquer ambiguidades, erros, omissões, discrepâncias, inconsistências ou outras falhas em qualquer parte do ITB, fornecendo detalhes completos dessas questões".
Edited on:
06-Jan-2025 19:16
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Solicito a disponibilização de todos os projetos para análise técnica.RESPOSTA:Para acesso aos projetos, o licitante deverá:1) Concordar com e assinar o documento de Termo de Confidencialidade disponibilizado na aba Documents do eSourcing;2) Enviar o documento assinado para o email: comprasbr@unops.org;3) Após encaminhar o termo assinado, o licitante receberá, por e-mail, um link para acessar os arquivos do Material Técnico.
Edited on:
03-Jan-2025 18:28
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: PERGUNTA:Em relação à hierarquia da documentação, quando houver divergência de informações qual ordem deverá ser priorizada entre Requisitos, Planilha, Memoriais Descritivos e Projetos Executivos? Exemplo: Os granitos possuem indicações de espessura diferente: orçamento e memorial, 3 cm de espessura e no projeto, 2 cm.RESPOSTA:Na fase de licitação, não há hierarquia definida entre os documentos (Requisitos, Planilha, Memoriais Descritivos e Projetos Executivos).Neste sentido, os licitantes deverão notificar, através do sistema eSourcing e durante o prazo para enviar pedidos de esclarecimentos, sobre quaisquer ambiguidades, erros, omissões, discrepâncias, inconsistências ou outras falhas em qualquer parte do ITB, fornecendo detalhes completos dessas questões, conforme Artigo 5º - ERROS OU OMISSÕES da Seção I – Instruções aos Licitantes.No tocante, a observação sobre a divergência entre as espessuras, indicamos que seja considerada a de 3 cm. Destacamos, que a ressalva será comunicada ao projetista responsável, para caso necessário, realize a retificação e compatibilização entre os documentos envolvidos, garantindo o alinhamento e a precisão das informações fornecidas.PERGUNTA:PAVIMENTAÇÃO: 1. Especificar o CAP a ser considerado para o pavimento flexível; 2. Solicitamos que seja especificado o percentual de cimento para a BASE de BGTC.RESPOSTA:Em resposta ao questionamento no item 1, informamos que a especificação a ser considerada é a CAP 50/70, e no item 2 o percentual de cimento para a BASE de BGTC a ser considerado é de 3%. Destacamos que caso o projetista responsável entenda necessário, tais informações serão ajustadas nos documentos técnicos que indicam as especificações dos respectivos serviços.
Edited on:
30-Dec-2024 15:20
Edited by:
webservice@unops.org
New clarification added: Pergunta nº 1: Prezados senhores, Boa tarde! Observamos que nos arquivos fornecidos não há planilha detalhada com os valores dos insumos e consequentemente um valor total do projeto. Uma planilha com essas informações será fornecida? Atenciosamente,Resposta UNOPS: Informamos que, conforme as diretrizes e normas aplicáveis ao processo licitatório conduzido pelo UNOPS, os valores de orçamento estimativo, incluindo planilhas detalhadas com os valores dos insumos e o valor total do projeto, não são divulgados. Tal prática visa preservar a competitividade do processo e prevenir distorções que possam comprometer a obtenção da melhor proposta para a execução eficiente do projeto.
Edited on:
20-Dec-2024 20:39
Edited by:
webservice@unops.org